Governo Federal lança o TEAtivo, voltado para promover a prática de atividades físicas para crianças e adolescentes autistas

Iniciativa atenderá a 600 pessoas na primeira fase, em Goiânia (GO) e Tanguá (RJ). Projeção é de que o número chegue a 2.600 até o fim do ano

Fonte: CenarioMT

governo federal lanca o teativo voltado para promover a pratica de atividades fisicas para criancas e adolescentes autistas
Min. Cidadania

O Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania e da Secretaria Nacional do Paradesporto, lançou nesta sexta-feira (01/04), véspera do Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, o Programa TEAtivo, voltado para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista. A Portaria MC nº 7TEAtivo60, que institui o programa, foi publicada no Diário Oficial da União.

Trata-se de uma política pública inédita e que tem como objetivo permitir o acesso à prática de atividades físicas e de lazer a crianças e adolescentes autistas com idade entre cinco e 18 anos. Os dois primeiros núcleos serão implementados em Goiânia e no município de Tanguá, no Rio de Janeiro. Cada um beneficiará 300 pessoas. Na capital fluminense, o projeto será realizado no Parque Olímpico da Barra, um dos legados dos Jogos Rio 2016.

[Continua depois da Publicidade]

O investimento da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania para implantar o projeto nos dois núcleos iniciais é de R$ 1,4 milhão. Os convênios já foram firmados com as prefeituras e os projetos estão na fase de contratação de profissionais. Até o fim do ano, o objetivo é que o TEAtivo atenda mais duas mil crianças, totalizando 2.600 beneficiados em 2022. Para isso, mais R$ 1,7 milhão serão investidos.

“O objetivo do TEAtivo é oferecer de forma gratuita e sistemática o acesso à práticas corporais, atividades físicas, esportivas e de lazer, contribuindo para efetivação dos direitos e construção da cidadania de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista”, afirma Agtônio Guedes, secretário nacional do Paradesporto.

[Continua depois da Publicidade]

Metodologia

O projeto tem como base a metodologia de Rodrigo Brivio, especialista em atividades físicas direcionadas a crianças com Transtorno do Espectro Autista. Além de ceder a metodologia, ele vai capacitar os profissionais que atuarão nos núcleos do TEAtivo. Brivio desenvolveu um método que reúne equipamentos de ginástica artística, brincadeiras e exercícios de propriocepção, capacidade que o próprio corpo tem de avaliar em que posição se encontra a fim de manter o equilíbrio quando está parado, em movimento ou ao realizar esforços.

“O paradesporto brasileiro é referência em todo o mundo, mas temos um leque grande de pessoas que não disputam Paralimpíadas. Já temos as Surdolimpíadas, evento grande, e agora lançamos esse projeto para beneficiar crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista. Os benefícios do esporte para essas crianças e jovens será tremendo”, encerra o secretário especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães.

Com informações do Ministério da Cidadania

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.