Festival reúne mais de 20 mil jovens em edição paralímpica nacional

Segunda edição do Festival Paralímpico em 2025 acontece neste sábado em 105 cidades, com atividades esportivas adaptadas para crianças e jovens.

Fonte: CenárioMT

Festival reúne mais de 20 mil jovens em edição paralímpica nacional
Festival reúne mais de 20 mil jovens em edição paralímpica nacional - Foto: Leo Barrilari/CPB

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) espera reunir mais de 20 mil jovens e adultos entre 7 e 23 anos no Festival Paralímpico 2025. O evento, chamado Festival Loterias Caixa, acontece neste sábado (20), das 9h às 11h30, em 105 locais distribuídos por 26 estados e o Distrito Federal, com atividades voltadas à vivência no esporte adaptado.

Em São Paulo, as inscrições seguem abertas para o Centro de Treinamento Paralímpico, localizado na Rodovia dos Imigrantes. A participação é gratuita e pode ser confirmada até às 23h59 desta sexta-feira (19). Nos demais locais, o cadastro foi realizado presencialmente em horário comercial.

[Continua depois da Publicidade]

Cada núcleo oferecerá modalidades com equipamentos adaptados. No CT Paralímpico, os destaques serão atletismo, badminton e vôlei sentado, espaço que também abriga treinamentos de atletas de elite.

De acordo com o CPB, até 20% do público poderá ser composto por adultos, desde que respeitada a faixa etária estipulada. O encontro antecede o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, no domingo (21), e o Dia do Atleta Paralímpico, na segunda-feira (22).

[Continua depois da Publicidade]

“O objetivo do Festival é provocar a criança a fazer atividade física. Quanto mais crianças nós atingirmos, melhor”, afirmou Ramon Pereira, diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB.

O Festival Paralímpico é realizado desde 2018 e, a partir de 2023, passou a ter duas edições por ano. A primeira de 2025 ocorreu em junho, em 125 cidades, reunindo mais de 27 mil inscritos, recorde desde sua criação.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .