Com basquete masculino, Brasil chega a 275 vagas nas Olimpíadas

Seleção masculina de basquete confirmou a ida a Paris com uma vitória sobre a Letônia. Vôlei e Ginástica Rítmica anunciaram convocados

Fonte: AgênciaGov

Com basquete masculino, Brasil chega a 275 vagas nas Olimpíadas - Divulgação/CBB
Com basquete masculino, Brasil chega a 275 vagas nas Olimpíadas - Divulgação/CBB

Com uma classificação heroica no basquete masculino, o Brasil chegou a 275 vagas garantidas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Ao todo, 252 atletas já estão convocados, faltando a confirmação dos nomes dos outros 23.

O domingo foi de grandes resultados para o esporte brasileiro, com destaque para a seleção masculina de basquete, que venceu o Pré-Olímpico e carimbou a volta às Olimpíadas depois de oito anos.

Diante de um ginásio lotado com 12 mil pessoas em Riga, capital da Letônia, o time brasileiro não tomou conhecimento dos donos da casa, fez um primeiro quarto irretocável, com oito acertos em bolas de três em oito tentativas. Daí pra frente, o Brasil dominou o jogo contra a Letônia, fechando o placar em 94 a 69.

[-CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE-]

Bruno Caboclo foi eleito o melhor jogador do campeonato, com Léo Meindl sendo o melhor jogador da final. A seleção também contou com o talento de Huertas, Georginho, Gui Santos, Benite e Lucas Dias. “Não encontro palavras para dizer o quanto estou feliz e como é classificar para as Olimpíadas. Um sonho realizado. Um sonho com meus amigos. Que dia. Que jogo. Obrigado a todos que confiaram em nós”, disse Caboclo à Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

Com a classificação, o Brasil se junta aos 11 times já confirmados em Paris e vai ficar no Grupo B, que também tem Alemanha, França e Japão. A estreia será no dia 27 de julho, diante dos franceses.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além da vitória no basquete, o esporte brasileiro também comemorou mais um ouro de Alison dos Santos na Diamond League de atletismo. O brasileiro venceu os 400 metros com barreiras da etapa de Paris e manteve a invencibilidade no ano. Alison venceu com o tempo de 47s78, à frente do estoniano Rasmus Mägi (47s95) e do jamaicano Malik James-King (48s37).

Alison, medalha de bronze em Tóquio 2020, disputa mais uma etapa da maior competição de atletismo do mundo na próxima sexta-feira (12/7), em Mônaco.

No vôlei de praia, medalha de prata para George e André na final do Elite16 de Gstaad, na Suíça. Os brasileiros perderam a final para os suecos Åhman/Hellvig por 2 sets a 0, parciais de 21-18 e 21-18. No feminino, Ágatha/Rebecca perderam a disputa pelo bronze para Tina/Anastasija, da Letônia, por 2 sets a 0, com parciais de 21-16 e 21-10, e terminaram em 4º lugar.

Convocações

A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) anunciou os atletas que vão formar as seleções do Brasil em Paris. No feminino, o técnico José Roberto Guimarães chamou 12 atletas e uma reserva. As convocadas são as levantadoras Macris e Roberta, as ponteiras Ana Cristina, Gabi e Julia Bergmann, as opostas Rosamaria, Tainara e Lorenne, as centrais Carol, Diana e Thaisa, e líbero Nyeme. A líbero Natinha será reserva e poderá ser utilizada em caso de lesão.

No masculino, o técnico Bernardinho convocou os levantadores Bruninho e Cachopa, os ponteiros Adriano, Leal, Lucarelli e Lukas Bergmann, os opostos Alan e Darlan, os centrais Flávio, Isac e Lucão, e o líbero Thales. O ponteiro Honorato é o reserva.

Quem também anunciou as convocadas para representar o Brasil em Paris foi a ginástica rítmica. O conjunto titular brasileiro será formado por Deborah Medrado, Duda Arakaki, Nicole Pírcio, Sofia Madeira e Victoria Borges. O conjunto reserva terá Bárbara Galvão, Gabriella Coradine, Giovanna Silva e Mariana Pinto.

A ginástica rítmica do Brasil vai competir na etapa de Cluj-Napoca, na Romênia, da Copa do Mundo da modalidade entre os dias 12 a 14 de julho. Bárbara Domingos, atleta que representará o Brasil na Ginástica Rítmica Individual nos Jogos Olímpicos de Paris, também disputará a etapa romena.

A Seleção Brasileira de Ginástica Artística embarcou para a França para um período de aclimatação. Foto: CBG

A Seleção Brasileira de Ginástica Artística embarcou para a França para um período de aclimatação. Foto: CBG

Embarques

[-CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE-]

O final de semana também marcou o embarque dos primeiros atletas do Brasil para os Jogos Olímpicos de Paris. Pedro Gonçalves, o Pepe, da canoagem slalom, foi o primeiro, na sexta-feira (5/7).

No sábado, foi a vez da Seleção Brasileira de Ginástica Artística, que vai fazer uma aclimatação na França antes do início dos Jogos. Os atletas treinarão no Complexo Gymnique, em Troyes, a 160km de Paris, entre 7 e 18 de julho.

A seleção feminina embarcou com Rebeca Andrade, Flavia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Júlia Soares, além das reservas Carolyne Pedro e Andreza Lima. A masculina levou Diogo Soares e Arthur Nory, com Caio Souza como reserva. Além dos atletas, a Ginástica do Brasil embarcou para a França com equipe formada por treinadores, médica, psicólogas, árbitra, preparador físico, fisioterapeutas e massoterapeuta, além dos chefes de equipe Henrique Motta e Juliana Fajardo.

Vivência olímpica

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou que vai levar um grupo de jovens atletas brasileiros para viver os Jogos Olímpicos de perto. Batizado de Vivência Olímpica, o programa levará a Paris 12 jovens representantes de diferentes modalidades com potencial de participação em futuras edições dos Jogos.

Os atletas escolhidos são: Ryan Kainalo (surfe), Taiane Justino (levamento de pesos), Lucas Fonseca (vela), Celine Bispo (natação), Matheus Melecchi (águas abertas), Pedro Oliveira (vôlei de praia), Rebeca Lima (boxe), Thiago Resende (atletismo), Yuri Guimarães (ginástica artística), Júlia Kudiess (vôlei), Kaillany Cardoso (judô), e Isabelle Estevez (tiro com arco).

Escolhidos por terem resultados internacionais expressivos e potencial de desenvolvimento, eles vão viver a atmosfera olímpica com imersão na vila, visitas às instalações do Time Brasil e acompanhamento de competições, além de terem palestras e bate-papos com embaixadores, atletas e treinadores.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.