A seleção brasileira masculina de vôlei encerrou a fase classificatória da Liga das Nações na liderança entre as 18 equipes participantes, após vencer a Alemanha por 3 sets a 1, neste domingo (20), com parciais de 21-25, 25-23, 25-20 e 25-21. A equipe, comandada por Bernardinho, entrou em quadra com uma formação alternativa, dando espaço a jogadores menos experientes, como Matheus Brasília e Arthur Bento.
Com o resultado, o Brasil enfrenta a China nas quartas de final, no próximo dia 30 de julho, em Ningbo. O país asiático já estava classificado por ser o anfitrião da fase final. A seleção brasileira busca agora o bicampeonato da competição, após conquistar o título em 2021.
Mesmo já garantido no topo da tabela, o técnico Bernardinho optou por testar novas formações. Destaque para o levantador Matheus Brasília, que elogiou a atuação coletiva e celebrou o desempenho dos atletas menos rodados. “Foi uma vitória importante, que mostrou nossa evolução e nos deixou ainda mais preparados para a próxima fase”, afirmou.
Arthur Bento, de 21 anos, foi o maior pontuador da partida com 20 acertos. Ele ressaltou a importância do confronto como oportunidade para os novatos: “Foi uma final para a gente. Sabíamos que era a chance de mostrar nosso trabalho e conseguimos responder bem taticamente”.
Além de Brasil e China, também avançaram às quartas de final as seleções de Itália, França, Japão, Polônia, Eslovênia e Cuba. Os jogos eliminatórios começam no dia 30 de julho, com a decisão marcada para 3 de agosto.
Bernardinho destacou a necessidade de foco total na reta decisiva: “Agora é mata-mata, quem perde está fora. Vamos trabalhar forte para chegar na melhor forma possível”.