Brasil domina histórico de jogos contra a Bolívia

Com retrospecto favorável, Seleção Brasileira abre caminhada rumo ao Catar contra a Bolívia na Neo Química Arena, nesta sexta-feira (9).

Fonte: CenárioMT com inf. CBF

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Em um confronto quase centenário, Brasil e Bolívia já se enfrentaram 30 vezes. Até aqui, o domínio brasileiro é amplo: foram 21 vitórias, quatro empates e cinco derrotas. Ao todo, foram 99 gols marcados pela Seleção Brasileira e apenas 25 sofridos.

O primeiro duelo entre as seleções foi em 1930, no Estádio Centenário, em Montevidéu, pela Copa do Mundo do Uruguai. Em sua primeira vitória na história dos Mundiais, o Brasil bateu a Bolívia por 4 a 0. Aquela é, até hoje, a única vez em que as duas equipes se enfrentaram em uma Copa do Mundo.

[Continua depois da Publicidade]

Todos os cinco triunfos bolivianos foram conquistados em seus próprios domínio, nas altitudes de Cochabamba (2.500 metros) e La Paz (3.600 metros). No último duelo disputado fora de casa, o Brasil empatou com a Bolívia por 0 a 0, na penúltima rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo 2018.

Dentro de casa, o Brasil acumula marcas ainda melhores. Sem perder como mandante na história das Eliminatórias, a Seleção nunca foi derrotada pela Bolívia jogando em seus domínios. Por outro lado, a Bolívia é o país que mais derrotou a Seleção nas Eliminatórias: foram três triunfos bolivianos, contra dois de Chile, Argentina, Equador e Paraguai.

[Continua depois da Publicidade]

O último embate entre as duas equipes foi justamente na abertura da Copa América de 2019, no Morumbi. Também na capital paulista, onde Brasil e Bolívia se enfrentam nesta sexta, a Seleção abriu o caminho para o título com uma vitória por 3 a 0, com gols de Philippe Coutinho (2x) e Everton. A partida marcou o retorno da camisa branca ao uniforme da Seleção Brasileira, em homenagem ao centenário da conquista da primeira Copa América, em 1919.

A maior goleada da história do confronto foi também em São Paulo. No Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, o Brasil aplicou um categórico 10 a 1 sobre a Bolívia em 1949. Os gols foram marcados por Nininho (3x), Jair, Zizinho (2x), Pinho (2x) e Simão (2x).

Retrospecto de Brasil x Bolívia

Jogos: 30
Vitórias: 21
Empates: 4
Derrotas: 5
Maior vitória: Brasil 10 x 1 Bolívia (1949)
Gols marcados: 99
Gols sofridos: 25
Artilheiro: Zico (8 gols)

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .