O Brasil celebrou nesta quarta-feira (23) duas conquistas importantes nos Jogos Mundiais Universitários (JMU) 2025, realizados na Alemanha. No judô, Henrique Gusmão subiu ao pódio com o bronze após vencer o cipriota Petros Christodoulides na disputa pela medalha na categoria até 66 kg, com um waza-ari. Antes disso, o brasileiro superou o francês Simon Lesauvage na repescagem, após derrota nas quartas de final para o russo Abrek Naguchev.
“Foi um nível alto aqui. De todos no pódio, eu era o único que ainda não tinha uma medalha em Grand Slam”, destacou Gusmão, ressaltando o valor da experiência e da confiança adquirida.
Também nesta quarta, a equipe feminina de vôlei do Brasil conquistou o terceiro lugar ao derrotar as anfitriãs da Alemanha por 3 sets a 1 (25/23, 21/25, 25/15 e 25/23). A seleção havia sido superada pelo Japão na semifinal. O título da modalidade ficou com a Itália, que venceu as japonesas por 3 sets a 1.
Basquete masculino avança à semifinal
Nos esportes coletivos, o basquete masculino brasileiro segue na disputa por medalha. A equipe venceu a Coreia do Sul por 99 a 73 nas quartas de final. Após um início equilibrado, os brasileiros conseguiram abrir vantagem a partir do terceiro quarto.
“Sabíamos que eles eram rápidos e apostariam nos arremessos de três. No início tivemos dificuldades defensivas, mas nos ajustamos na segunda metade do jogo”, analisou Raphael Rachel.
A próxima partida será nesta quinta-feira (24), às 12h30 (horário de Brasília), contra a Alemanha. Os alemães avançaram após vencer a Romênia por 78 a 62. O confronto será decisivo para garantir vaga na final.
“Estamos preparados para lidar com a pressão da torcida adversária. Agora é descansar e estudar o adversário”, completou Rachel.
Com as novas medalhas, o Brasil ocupa a 19ª posição no quadro geral, somando uma medalha de ouro, uma de prata e cinco de bronze.
*Maurício Costa viajou à Alemanha a convite da CBDU.