Brasil conquista 50 medalhas nos Jogos do Brics, na Rússia

Competição em Kazan, encerrada neste sábado, reuniu atletas universitários de mais de 60 países convidados. Brasil ficou em quinto lugar no quadro geral. Entre os 112 representantes brasileiros, 42 recebem Bolsa Atleta. Em 2025, Brasil vai sediar os jogos

Fonte: AgênciaGov

Brasil conquista 50 medalhas nos Jogos do Brics, na Rússia - Felipe Chargel/MEsp
Brasil conquista 50 medalhas nos Jogos do Brics, na Rússia - Felipe Chargel/MEsp

O Brasil encerrou sua participação nos Jogos do Brics, em Kazan, na Rússia, com um total de 50 medalhas, ficando em quinto lugar no quadro geral, e se consolidando como uma das potências esportivas da competição. Os atletas brasileiros demonstraram garra, talento e preparo, conquistando sete medalhas de ouro, 20 de prata e 23 de bronze em diversas modalidades.

A performance brasileira foi marcada por momentos de grande emoção e superação. No judô, por exemplo, os judocas brasileiros se destacaram, conquistando três medalhas de ouro nas categorias 100 kg, 70 kg e 57 kg. Duas dessas medalhas foram obtidas neste sábado (22), com Lucas Antônio Martins e Shirlen Thais do Nascimento.

Outro destaque foi a natação, em que os nadadores brasileiros quebraram recordes e garantiram 25 medalhas, incluindo duas de ouro. No karatê, os atletas demonstraram técnica e muita garra, conquistando quatro medalhas, duas delas de ouro. Atletas dos saltos ornamentais, atletismo, sambo, wrestling, wushu, badminton e phydital basketball também garantiram medalhas para o Brasil.

[-CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE-]

A participação brasileira nos Jogos não se destacou apenas pelas vitórias, mas também pelo espírito esportivo e pela determinação de seus atletas. A delegação, formada por 112 atletas, contou com 42 bolsistas do maior programa do mundo de apoio individual a esportistas, o Programa Bolsa Atleta.

Para o ministro do Esporte, André Fufuca, a diversidade das conquistas, espalhadas por várias modalidades, mostra a importância do apoio do governo. “As medalhas refletem um investimento crescente no esporte nacional e a descoberta de novos talentos em diferentes áreas. É fruto de um trabalho conjunto que envolve atletas, treinadores, confederações e o próprio governo por meio dos programas de incentivo. É uma vitória do esporte brasileiro como um todo”, afirmou.

Neste sábado, durante a Reunião dos Ministros do Esporte do Brics, o Brasil foi anunciado como a sede da próxima edição dos Jogos, que acontecerá em 2025. Os Jogos do BRICS são uma competição multiesportiva organizada pelos países membros, organização integrada, em sua composição atual, pela África do Sul, Arábia Saudita, Brasil, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Índia, Irã e Rússia.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.