A Argentina é a primeira seleção classificada para as semifinais da Copa América Feminina, realizada no Equador. A equipe venceu o Peru por 1 a 0 na noite de segunda-feira (21), no Estádio Banco Guayaquil, em Quito, e garantiu a liderança do Grupo A com nove pontos em três partidas.
Comandada por Germán Portanova, a Albiceleste dominou a partida com 25 finalizações contra apenas cinco da equipe peruana. A vitória, no entanto, só veio nos minutos finais, após cruzamento de Carolina Troncoso que encontrou Yamila Rodriguez livre na área. A atacante do Grêmio cabeceou com precisão, sem chances para a goleira Maryory Sánchez, eleita a melhor em campo.
Com o resultado, a Argentina enfrentará na semifinal o segundo colocado do Grupo B, onde está a seleção brasileira. Já o Peru, treinado pela brasileira Emily Lima, se despede do torneio sem somar pontos.
No jogo seguinte da rodada, também em Quito, o Chile superou o Equador por 2 a 1, de virada. As chilenas chegaram a seis pontos e assumiram a vice-liderança do Grupo A, superando as anfitriãs no saldo de gols. Uruguai, com quatro pontos, também segue na disputa pela segunda vaga da chave.
O Equador abriu o placar aos 24 minutos com Nayely Bolaños, em cobrança de pênalti. A reação chilena veio ainda no primeiro tempo: aos 35, Sonya Keefe marcou um belo gol ao encobrir a goleira adversária, e nos acréscimos, Nayadet López aproveitou rebote em cobrança de escanteio para virar o jogo.
A última rodada do Grupo A acontece na quinta-feira (24), com jogos simultâneos às 21h. A Argentina enfrentará o Equador, enquanto o Chile medirá forças com o Uruguai. Ambas as partidas serão realizadas em Quito.