A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) promove, neste domingo (14), às 9h, uma ação especial no Museu do Futebol, em São Paulo, com a exibição da final do Campeonato Brasileiro Feminino A1 entre Corinthians e Cruzeiro. A TV Brasil transmite a partida para todo o país a partir das 10h.
O evento reforça a parceria entre a EBC e o Museu do Futebol, que já realizou uma ação semelhante em junho, agora ganhando maior relevância por coincidir com a decisão da principal competição do futebol feminino nacional.
Antes do jogo, os convidados participam de um tour guiado pelas instalações do museu, incluindo a ala dedicada ao futebol feminino, permitindo que conheçam o acervo e a importância das mulheres no esporte.
Em seguida, a final é exibida em um espaço preparado especialmente para o evento. A iniciativa, organizada com a ativista Cláudia Pontes, reúne jovens de quatro projetos sociais: Criança Feliz, Raízes do Amanhã, Projeto Chapa da Alegria e Social Esportiva Cultura.
“Ao receber esses jovens e representantes das comunidades dentro do Museu do Futebol e na transmissão da final, a TV Brasil não apenas celebra o esporte, mas abre horizontes de possibilidades, plantando sementes de inspiração”, afirma André Basbaum, presidente da EBC.
Basbaum reforça que a TV Brasil é a principal tela do futebol feminino e tem a missão de popularizar a modalidade, especialmente em preparação para a Copa do Mundo de Futebol Feminino no Brasil, em 2027.
Para Ana Carolina Machado, gerente-executiva de Marketing e Negócios da EBC, o evento vai além da transmissão: “É uma ação estratégica que posiciona a TV Brasil na vanguarda da promoção do esporte feminino e da cultura brasileira, conectando a marca com um público engajado e fortalecendo seu papel social.”
O Museu do Futebol está localizado no estádio do Pacaembu, em São Paulo, com entrada de R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia-entrada).
Repercussão do público
Com a transmissão do Brasileirão Feminino Série A1, a TV Brasil registrou crescimento de 23,8% na audiência média em relação ao ano anterior, especialmente no Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo, ficando 51% acima da média da emissora.
O alcance médio por jogo subiu de 118 mil para 140 mil domicílios, com aumento no tempo de permanência. Na Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), o alcance passou de 2,1 milhões em 2024 para 3 milhões em 2025, crescimento de 42,8%.
Além do Brasileirão Feminino A1, a emissora também transmitiu as séries A2, A3, a Liga de Basquete Feminino (LBF Caixa) e a Conmebol Copa América de Futebol Feminino 2025, em que a seleção brasileira conquistou seu 9º título e assegurou vaga nas Olimpíadas de Los Angeles 2028.