O Palmeiras confirmou nesta segunda-feira (20) a contratação de Rosana Augusto como nova técnica da equipe feminina. Aos 43 anos, a treinadora deixou o Flamengo após cinco meses à frente do time, período marcado por 13 vitórias, três empates e três derrotas em 19 jogos, e mudanças na política de investimentos do clube, que passou a priorizar a base e reduzir contratações.
Rosana retorna ao Verdão cinco anos após encerrar a carreira como jogadora, destacando-se em conquistas internacionais como a Liga dos Campeões de 2012 pelo Lyon e a Libertadores de 2014 e 2017. Além disso, acumulou vices olímpicos em 2004 e 2008 e na Copa do Mundo de 2007. Em 2019, integrou o elenco que garantiu o acesso à Série A1 do Campeonato Brasileiro pelo Palmeiras.
Após a aposentadoria, a treinadora passou por Athletico-PR, Red Bull Bragantino, seleção brasileira sub-20 e, por último, Flamengo, substituindo Maurício Salgado. No Rubro-Negro, conquistou a Copa Rio Feminina e avançou às quartas de final do Brasileirão, eliminada justamente pelo Palmeiras.
Rosana destacou o projeto do Verdão para o futebol feminino: “O clube tem uma estrutura sólida, mentalidade vencedora e compromisso claro com o desenvolvimento da modalidade. Existe um alinhamento forte entre o que o Palmeiras busca e minha filosofia como treinadora: intensidade, propósito e jogo coletivo com protagonismo”.
A estreia de Rosana no comando será no dia 31, às 21h, contra o Red Bull Bragantino, pela 11ª rodada do Campeonato Paulista, na Arena Barueri. O time alviverde ocupa atualmente a vice-liderança com 22 pontos, cinco atrás do Corinthians.
Ela substitui Camilla Orlando, que se despediu no último domingo (19) após conquistar a Ladies Cup e comandar o Palmeiras em 72 partidas, com 44 vitórias, 11 empates e 17 derrotas. Camilla agora focará exclusivamente na seleção brasileira sub-20. Sob sua gestão, o Verdão também conquistou o título paulista de 2024 e garantiu vaga na Libertadores de 2026 com o terceiro lugar no Brasileirão.