De terça-feira (23) a quinta-feira (25), o Rio de Janeiro sedia o terceiro Seminário de Turismo Sustentável (Situs), evento que debate como a conservação ambiental e a valorização do patrimônio podem gerar impactos positivos econômicos e sociais. A Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, receberá os encontros.
Paula Mèlich Bonet, delegada do governo da Catalunha no Brasil, abordará o elevado fluxo de turistas em Barcelona, destacando os efeitos sobre o custo de vida, habitação e convivência urbana, e as medidas políticas implementadas para mitigar os impactos.
Segundo Paula, o governo catalão atua em quatro frentes principais:
- Regulação do aluguel turístico com restrições para áreas saturadas e incentivo à reconversão de imóveis para uso residencial.
- Lançamento do Compromisso Nacional por um Turismo Responsável em 2023, priorizando bem-estar dos moradores e equilíbrio territorial.
- Descentralização da oferta turística, promovendo turismo rural, cultural e natural fora de Barcelona.
- Participação cidadã e uso de dados por meio do Observatório do Turismo, incorporando a opinião dos moradores na formulação de políticas.
“No Situs 2025, queremos mostrar que enfrentar os impactos do turismo não é negar sua importância, mas redefinir seus limites e objetivos em diálogo com a sociedade. Barcelona é um símbolo global do turismo urbano e pode ser referência em um modelo consciente e regenerativo”, afirma Paula.
Ricardo Carvalho, presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável na América Latina e Caribe (Intus), destaca que turismo sustentável preserva patrimônio cultural e gera prosperidade.
“São ações que melhoram o meio ambiente e fortalecem o setor turístico. Preservar a cultura de uma cidade promove prosperidade”, completa.



















