A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou que Ana Maria Machado é a Personalidade Literária da 67ª edição do Prêmio Jabuti. A distinção é voltada a autores que marcaram a literatura nacional e contribuíram para a formação cultural de gerações de leitores.
Autora de mais de 100 obras entre romances, ensaios, contos e livros infantojuvenis, Ana Maria ocupa desde 2003 a Cadeira nº 1 da Academia Brasileira de Letras. Suas publicações já foram traduzidas em vários idiomas e lançadas em mais de 20 países.
A carreira da escritora começou nas artes visuais, com estudos no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e no MOMA, em Nova York. Mais tarde, formou-se em Letras e atuou como professora e jornalista em diferentes veículos de imprensa.
Presente no cenário político da época, foi presa em 1969 durante a ditadura militar e partiu para a Europa, onde trabalhou como jornalista em Paris e Londres e lecionou Língua Portuguesa na Sorbonne. Nesse período, concluiu seu doutorado sob orientação de Roland Barthes, com tese sobre Guimarães Rosa.
No Brasil, construiu trajetória como jornalista em veículos de destaque, como Correio da Manhã, Jornal do Brasil e O Globo, além de colaborar com publicações importantes. Também esteve à frente da livraria Malasartes, a primeira dedicada exclusivamente a literatura infantojuvenil no país.
Reconhecida em diferentes premiações, venceu três edições do Prêmio Jabuti com obras como História meio ao contrário (1978), Esta força estranha (1997) e Fiz voar meu chapéu (2000). Entre outros prêmios, recebeu o Hans Christian Andersen, considerado o “Nobel da literatura infantil”, o Machado de Assis da ABL, além de distinções internacionais em Cuba e na Holanda.


















