Prêmio reconhece Ana Maria Machado como personalidade literária em 2025

A escritora Ana Maria Machado foi escolhida como a Personalidade Literária da 67ª edição do Prêmio Jabuti, consolidando sua trajetória de destaque.

Fonte: CenárioMT

Prêmio reconhece Ana Maria Machado como personalidade literária em 2025
Foto: Assessoria de Comunicação – Secretaria de Governo e Integridade Pública (SEGOVI) – Prefeitu...

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou que Ana Maria Machado é a Personalidade Literária da 67ª edição do Prêmio Jabuti. A distinção é voltada a autores que marcaram a literatura nacional e contribuíram para a formação cultural de gerações de leitores.

Autora de mais de 100 obras entre romances, ensaios, contos e livros infantojuvenis, Ana Maria ocupa desde 2003 a Cadeira nº 1 da Academia Brasileira de Letras. Suas publicações já foram traduzidas em vários idiomas e lançadas em mais de 20 países.

[Continua depois da Publicidade]

A carreira da escritora começou nas artes visuais, com estudos no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e no MOMA, em Nova York. Mais tarde, formou-se em Letras e atuou como professora e jornalista em diferentes veículos de imprensa.

Presente no cenário político da época, foi presa em 1969 durante a ditadura militar e partiu para a Europa, onde trabalhou como jornalista em Paris e Londres e lecionou Língua Portuguesa na Sorbonne. Nesse período, concluiu seu doutorado sob orientação de Roland Barthes, com tese sobre Guimarães Rosa.

[Continua depois da Publicidade]

No Brasil, construiu trajetória como jornalista em veículos de destaque, como Correio da Manhã, Jornal do Brasil e O Globo, além de colaborar com publicações importantes. Também esteve à frente da livraria Malasartes, a primeira dedicada exclusivamente a literatura infantojuvenil no país.

Reconhecida em diferentes premiações, venceu três edições do Prêmio Jabuti com obras como História meio ao contrário (1978), Esta força estranha (1997) e Fiz voar meu chapéu (2000). Entre outros prêmios, recebeu o Hans Christian Andersen, considerado o “Nobel da literatura infantil”, o Machado de Assis da ABL, além de distinções internacionais em Cuba e na Holanda.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.