Oscar terá O Agente Secreto como representante oficial do Brasil

O presidente Lula comemorou a escolha do filme O Agente Secreto como indicação brasileira ao Oscar 2026 na categoria de Melhor Filme Internacional.

Fonte: CenárioMT

Oscar terá O Agente Secreto como representante oficial do Brasil
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou a indicação do longa-metragem O Agente Secreto como representante do Brasil no Oscar 2026, na categoria Melhor Filme Internacional.

Em declaração pública, Lula destacou que o cinema nacional vive um grande momento, resultado do talento, do trabalho e do incentivo à cultura. Para o presidente, a produção dirigida por Kleber Mendonça Filho levará a força do audiovisual brasileiro ao cenário mundial.

No mês anterior, Lula e a primeira-dama Janja Lula da Silva receberam a equipe e o elenco do filme para uma exibição especial no Palácio da Alvorada. Essa foi a primeira sessão da obra em solo brasileiro, após sua estreia mundial no 78º Festival de Cannes, na França, onde foi aplaudida por cerca de 15 minutos.

O enredo acompanha Marcelo, interpretado por Wagner Moura, durante o período da ditadura militar. Professor de tecnologia no Recife, ele tenta recomeçar a vida, mas acaba envolvido em um ambiente de espionagem e paranoia.

A produção, que ainda não entrou em cartaz nos cinemas brasileiros, já conquistou reconhecimento internacional, com prêmios de Melhor Diretor para Kleber Mendonça Filho e de Melhor Ator para Wagner Moura no Festival de Cannes.