O longa-metragem chileno Oro Amargo, dirigido por Juan Olea, foi o grande vencedor do Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito, o Cinesur 2025. A produção foi escolhida pelo júri oficial como o melhor longa sul-americano, durante a cerimônia de encerramento realizada no Auditório Kadiwéu, no Centro de Convenções da cidade de Bonito (MS).
No voto popular, o destaque foi para o filme brasileiro A Melhor Mãe do Mundo, dirigido por Anna Muylaert, que levou o prêmio de melhor longa sul-americano segundo o público.
Oro Amargo retrata a história de Carola, que trabalha com o pai em uma mina no Deserto do Atacama. O filme aborda temas como misoginia, ambição, violência e desigualdade social. Já A Melhor Mãe do Mundo traz uma narrativa centrada na resistência e nas consequências da violência doméstica.
Na categoria ambiental, o júri oficial reconheceu Rua do Pescador Nº 6, documentário de Bárbara Paz que registra a destruição provocada pelas enchentes no Rio Grande do Sul e o processo de reconstrução das famílias atingidas.
Vencedores do júri oficial:
- Melhor Longa-Metragem Sul-Americano: Oro Amargo, de Juan Olea (Chile/Uruguai/Alemanha)
- Melhor Curta-Metragem Sul-Americano: Amor em los Tiempos de como Sea que se Llame el Presente, de Valentina Qaszulxkef (Colômbia)
- Melhor Longa-Metragem Ambiental: Rua do Pescador Nº 6, de Bárbara Paz (Brasil)
- Melhor Curta-Metragem Ambiental: Sobre a Cabeça os Aviões, de Amanda Costa e Fausto Borges (Brasil)
- Melhor Filme Sul-Mato-Grossense: Enigmas do Rolê, de Ulísver Silva
Vencedores do voto popular:
- Melhor Longa-Metragem Sul-Americano: A Melhor Mãe do Mundo, de Anna Muylaert (Brasil)
- Melhor Curta-Metragem Sul-Americano: Revelación, de Emanuel Moreno Elgueta (Chile)
- Melhor Longa-Metragem Ambiental: Sinfonia da Sobrevivência, de Michel Coeli (Brasil)
- Melhor Curta-Metragem Ambiental: Sobre Ruínas, de Carol Benjamin (Brasil)
- Melhor Filme Sul-Mato-Grossense: Jardim de Pedra – Vida e Morte de Glauce Rocha, de Daphyne Schiffer Gonzaga
Menções honrosas:
- Curta-metragem ambiental: Uma Menina, um Rio, de Renata Martins (Brasil)
- Longa-metragem ambiental: Sinfonia da Sobrevivência, de Michel Coeli (Brasil)