Museu celebra cultura nordestina com programação especial

O Museu do Pontal promove neste fim de semana uma grande festa junina com shows, oficinas e quadrilha para todas as idades.

Fonte: CenárioMT

Museu celebra cultura nordestina com programação especial
Museu celebra cultura nordestina com programação especial - Foto: Ratão Diniz/Arraía do Pontal

O Museu do Pontal, no Rio de Janeiro, realiza neste sábado e domingo o Arraiá do Museu do Pontal 2025, celebrando a cultura popular nordestina com atrações gratuitas. A programação inclui apresentações musicais, oficinas e cortejos típicos das festas juninas.

No sábado (12), a banda pernambucana Mestre Ambrósio comemora 30 anos de carreira em um show a partir das 19h30, destacando a fusão de maracatu, rock, música eletrônica e hip hop, típica do movimento manguebeat. Já no domingo (13), a sanfoneira Ceiça Moreno, de 78 anos, se apresenta ao lado da atriz e cantora alagoana Vitória Rodrigues, mostrando sua paixão de infância pela sanfona e o compromisso em manter viva a tradição nordestina.

[Continua depois da Publicidade]

O evento também traz uma oficina e apresentação do grupo Coco Raízes de Arcoverde, liderado por Mestre Assis Calixto, patrimônio vivo de Pernambuco, que ocorre no sábado às 13h e 15h30. Outros destaques incluem o encontro musical entre rap e repente com Miguel Bezerra e o Viajante Lírico, além da participação de artistas paraibanos como Marcelo Mimoso e Edmilson dos Teclados.

As tradicionais quadrilhas juninas e o ritual da fogueira de 2 metros de altura prometem animar os visitantes nas duas noites de festa. Cortejos conduzidos por arte-educadores levarão o público até o terreiro principal, embalados por clássicos do São João.

[Continua depois da Publicidade]

Esta é a quarta edição do Arraiá na sede atual do Museu, na Barra da Tijuca. Segundo a direção, a proposta é oferecer uma experiência completa, com exposições, performances e atividades infantis. Este ano, o artista Ratinho, de Caruaru, apresenta sua obra inspirada na cultura de massa e na arte popular contemporânea do Alto do Moura.

O Museu do Pontal é reconhecido como o maior acervo de arte popular do país, com mais de 9 mil peças de 300 artistas, resultado de 45 anos de pesquisa do designer Jacques Van de Beuque. Para facilitar o acesso ao evento, o público conta com transporte gratuito saindo de pontos estratégicos da cidade.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo e entusiasta de jogos e tecnologia, trabalha como redator no CenárioMT, é analista de TI e game designer no tempo livre.