A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o maior e mais tradicional festival de cinema do Brasil, terá início em 16 de outubro. Ao todo, 373 filmes de 80 países serão exibidos em 52 salas de cinema, espaços culturais e Centros Educacionais Unificados (CEUs) da capital paulista.
O cartaz da edição deste ano é assinado pelo escritor português Valter Hugo Mãe, também retratado no documentário De Lugar Nenhum, dirigido por Miguel Gonçalves Mendes. Filmada durante sete anos, a obra acompanha a criação do livro A Desumanização e será exibida durante o festival.
Dentre os filmes em exibição está O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, representante do Brasil na seleção para o Oscar 2026. Outras 14 obras indicadas por seus países ao prêmio, como Jovens Mães (Bélgica), No Other Choice (Coreia do Sul) e Foi Apenas um Acidente (França), vencedor da Palma de Ouro, também farão parte da programação.
O cineasta Jafar Panahi e o quadrinista Maurício de Souza serão homenageados nesta edição. Panahi apresentará seu novo filme e participará de debates com o público, enquanto a Mostra exibirá a cinebiografia Mauricio de Souza – O Filme, estrelada pelo filho do autor.
O festival incluirá 83 filmes brasileiros, com clássicos restaurados como Garota de Ipanema e Um Céu de Estrelas, além das séries Primavera nos Dentes – A História do Secos & Molhados e Choque de Cultura – A Série. Entre as atrações internacionais estão duas ficções científicas de Guillermo del Toro: Frankenstein e Cronos.
Temas internacionais
Filmes sobre a Palestina estarão na programação, incluindo Era uma Vez em Gaza, Yalla Parkour, Com Hasan em Gaza e Notas sobre um Desterro, documentário de Gustavo Castro.
Também serão exibidos filmes que relembram os 80 anos da bomba atômica em Hiroshima, como Alma Errante – Hibakusha e Chuva Negra. Uma sessão especial será acompanhada da interpretação da música Rosa de Hiroshima por Mariana de Moraes e Gerson Conrad.
Atividades e mostrinhas
A Mostrinha, voltada ao público infantil, exibirá 13 longas e sete curtas, incluindo filmes da Turma da Mônica e a cinebiografia de Maurício de Souza. Entre os destaques internacionais, está o filme Maya, Me Dê um Título, de Michel Gondry.
O festival também promove o Encontro de Ideias Audiovisuais, masterclasses e bate-papos com nomes como Charlie Kaufman, Daniela Thomas, Vera Hamburger, Valter Hugo Mãe e Laerte.
Parte da programação terá itinerância pelo interior de São Paulo, além de sessões em Manaus e Belém, entre 16 e 29 de outubro.