Morre Jaguar, ícone do cartum brasileiro, aos 93 anos

O cartunista Jaguar, um dos fundadores do jornal O Pasquim, faleceu neste domingo no Rio de Janeiro após complicações de saúde.

Fonte: CenárioMT

Morre Jaguar, ícone do cartum brasileiro, aos 93 anos
Morre Jaguar, ícone do cartum brasileiro, aos 93 anos - Foto: Foto ABI

Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe, conhecido como Jaguar, faleceu neste domingo (24) no Rio de Janeiro, aos 93 anos. Ele estava internado no Hospital Copa D’Or devido a uma infecção respiratória que evoluiu para complicações renais.

Segundo nota da assessoria do hospital, nos últimos dias Jaguar recebeu cuidados paliativos. O comunicado destacou a solidariedade à família, amigos e admiradores diante dessa irreparável perda para a cultura brasileira.

[Continua depois da Publicidade]

Jaguar iniciou sua carreira em 1952, ainda trabalhando no Banco do Brasil, quando publicou seu primeiro desenho na coluna de humor Penúltima Hora, do jornal Última Hora (RJ). Posteriormente, passou a publicar charges na revista Manchete (RJ). O pseudônimo ‘Jaguar’ foi sugerido pelo artista Borjalo.

Durante a ditadura, criou o ratinho Sig, personagem que se tornou mascote do jornal O Pasquim, do qual foi um dos fundadores. Jaguar enfrentou prisão e processos legais na época, reforçando seu papel de resistência e crítica social.

[Continua depois da Publicidade]

Nota oficial do Hospital Copa D’Or sobre o falecimento de Jaguar:

“O Hospital Copa D’Or informa, com pesar, o falecimento do Sr. Sérgio de Magalhães Jaguaribe, conhecido como Jaguar, aos 93 anos, na tarde deste domingo. O paciente se encontrava internado em razão de uma infecção respiratória, que evoluiu com complicações renais. Nos últimos dias, estava sob cuidados paliativos. O hospital se solidariza com a família, amigos e fãs por essa irreparável perda para a cultura brasileira”.

*Matéria em atualização*

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.