MIMO Festival retorna a Olinda com programação multicultural gratuita

Após sete anos, o MIMO Festival volta a ocupar ruas, igrejas e praças de Olinda, oferecendo atrações musicais, cinema e rodas de conversa para o público.

Fonte: CenárioMT

MIMO Festival retorna a Olinda com programação multicultural gratuita
Foto: José de Holanda/Divulgação

Ruas, igrejas e praças históricas de Olinda, em Pernambuco, recebem novamente o MIMO Festival a partir desta sexta-feira (12). O evento, que ocorre após sete anos, apresenta uma programação multicultural gratuita, reunindo artistas nacionais e internacionais, filmes e rodas de conversa com os músicos.

Serão 40 atrações ao todo, incluindo shows, concertos, apresentações de DJs, exibições de filmes, fóruns de ideias e aulas do programa educativo.

[Continua depois da Publicidade]

A edição em Olinda segue até domingo (14), antes de se transferir para São Paulo, de 19 a 21 de setembro.

Programação musical

A abertura contará com o acordeonista francês Lionel Suarez no Seminário de Olinda, às 19h, e com um concerto de Edu Lobo na Igreja da Sé, às 20h. Nativo do Rio de Janeiro, Lobo ressalta suas raízes pernambucanas e a influência delas em sua música.

[Continua depois da Publicidade]

O encerramento da primeira noite terá o retorno do grupo Cordel do Fogo Encantado, na formação original, às 0h30. O integrante Lirinha destacou que o festival marca o início de uma nova fase do grupo, com apresentações em praças de Olinda e São Paulo.

Rodas de conversa

Alguns artistas participarão de rodas de conversa no Convento de São Francisco, às 16h, com mediação de Chris Fuscaldo. Juliana Linhares abre a programação nesta sexta, discutindo o Nordeste reimaginado. No sábado, Lirinha abordará a oralidade como tradição, poesia e resistência, e no domingo, Roberto Fonseca falará sobre sua carreira e o jazz cubano.

Mostra de cinema

O público poderá assistir gratuitamente a filmes sobre música no Pátio da Igreja da Santa Sé e no Teatro Fernando Santa Cruz. Entre as produções exibidas estão O Som da Pele, No Rastro do Pé de Bode, Águas de Oxum e Ser Carnaval, entre outros títulos ao longo do fim de semana.

Parceria internacional

O festival também recebe músicos franceses, incluindo Anne Paceo, Samy Thiébault, Baptiste Herbin e Nicolas Gardel, dentro da Temporada França-Brasil 2025. A diretora artística Lu Araújo destaca que a colaboração com o Jazz in Marciac fortalece o evento, trazendo artistas internacionais e ampliando a diversidade musical.

O MIMO Festival é promovido pela Lu Araújo Produções Artísticas e conta com apresentação da Petrobras, patrocínio da Stone e apoio da Prefeitura de Olinda, Suape e Copergás.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.