Literatura celebra 40 anos de Brasil: Nunca Mais com edição especial

O livro que denunciou crimes da ditadura militar ganha nova edição comemorativa e reforça o compromisso com a memória e os direitos humanos.

Fonte: CenárioMT

Literatura celebra 40 anos de Brasil: Nunca Mais com edição especial
Literatura celebra 40 anos de Brasil: Nunca Mais com edição especial - Foto: Agência Brasil

Brasil: Nunca Mais, obra fundamental para a memória dos crimes da ditadura militar, completa 40 anos com o lançamento de sua 43ª edição, em evento no Memorial da Resistência. A publicação foi preparada com um novo projeto gráfico, mantendo o objetivo original de preservar registros de violações de direitos humanos.

Organizado por Dom Paulo Evaristo Arns, Hélio Bicudo e Jaime Wright, o livro nasceu de seis anos de pesquisa clandestina entre 1979 e 1985. O grupo analisou mais de 700 processos do Supremo Tribunal Militar, reunindo testemunhos que detalham torturas e outras violações praticadas pelo regime.

[Continua depois da Publicidade]

Para proteger o trabalho, parte dos documentos foi enviada ao exterior. A primeira edição se tornou um sucesso editorial, permanecendo por 92 semanas entre os livros mais vendidos do país. O projeto, originalmente chamado Testemunhos, foi parte de um esforço internacional de responsabilização por crimes de regimes de exceção na América Latina.

O jornalista e ex-ministro dos Direitos Humanos Paulo Vannuchi lembra que, 40 anos depois, o tema segue atual e defende a inclusão sistemática dos direitos humanos na educação básica e em escolas militares, para evitar novas ameaças à democracia.

[Continua depois da Publicidade]

O lançamento da nova edição também marca a estreia de um podcast sobre a memória do projeto, liderado pelo jornalista Camilo Vannuchi. No Memorial da Resistência, a exposição Uma Vertigem Visionária – Brasil: Nunca Mais, com curadoria de Diego Matos, aprofunda o tema ao explorar testemunhos orais e fotografias documentais. Para Matos, a mostra oferece uma leitura sensível e crítica do período, convidando o público a refletir sobre a importância de lembrar e estudar o passado autoritário do país.

A edição comemorativa, com capa dura e novo design, será vendida pelo mesmo preço da anterior, R$ 135,00, em livrarias físicas, virtuais e em formato digital. Os documentos originais seguem disponíveis ao público no acervo digital mantido pelo Ministério Público Federal.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo e entusiasta de jogos e tecnologia, trabalha como redator no CenárioMT, é analista de TI e game designer no tempo livre.