O Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira 2025 anunciou nesta sexta-feira (3) os profissionais e veículos que receberão homenagens nesta edição, após dois turnos de votação.
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) comemora a presença de duas jornalistas entre os vencedores: Luciana Barreto, apresentadora da TV Brasil, e Juliana Cézar Nunes, gerente de Jornalismo Digital da EBC.
O resultado foi definido por votação popular, na qual os eleitores podiam escolher até cinco profissionais por categoria, atribuindo pontuação conforme a ordem de preferência.
Organizado pelo Jornalistas&Cia, em parceria com Neo Mondo, 1 Papo Reto e Rede JP – Jornalistas Pretos, o prêmio chega à terceira edição com recorde de participação.
“A EBC se orgulha de ter profissionais tão qualificadas e com trabalhos reconhecidos. A presença de Juliana e Luciana reforça nosso compromisso com a diversidade. Parabéns às duas pelo reconhecimento”, afirmou Andre Basbaum, diretor-presidente da EBC.
As jornalistas da EBC estão entre os 50 +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira 2025, ao lado de nomes como Zileide Silva, Maju Coutinho e Aline Midlej, todas da TV Globo.
A cerimônia de premiação, que vai revelar o TOP 10 +Admirados Jornalistas do Ano, os mais votados das cinco regiões e destaques especiais, ocorrerá em 10 de novembro, na Câmara dos Vereadores de São Paulo.
Outros reconhecimentos
Além do prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras, a EBC também se destacou em outras premiações. No Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar, Patrícia Serrão, Paula Laboissière e Tâmara Freire figuram entre os 26 profissionais mais admirados, por causa de um empate.
A Agência Brasil está entre as agências de notícias mais admiradas do país, enquanto o podcast VideBula da Radioagência Nacional alcançou o Top 3 na categoria Áudio.
O reconhecimento da EBC também foi confirmado com três profissionais entre os 100 +Admirados Jornalistas Brasileiros de 2025: Luciana Barreto, Patrícia Serrão e Raíssa Saraiva, com quase 30 mil votos registrados nesta edição.