A nona edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) teve início nesta quarta-feira (6) no centro histórico de Salvador, reunindo literatura, arte e música até o próximo domingo (10). A abertura contou com o espetáculo Os dias bem amados: vida e obra de um autor baiano, em homenagem ao dramaturgo Dias Gomes.
A expectativa é de que cerca de 250 mil pessoas circulem pelos mais de 150 espaços ativados na capital baiana, que vão da Praça Municipal ao Santo Antônio Além do Carmo. A Flipelô, criada para preservar o legado de Jorge Amado, hoje se consagra como o maior evento cultural literário da Bahia, agregando teatro, artes visuais e gastronomia.
Nesta edição, participam 352 escritores nacionais e oito internacionais, entre eles o marfinense GauZ, autor de De Pé, Tá Pago, que estará presente na Casa Motiva no sábado (11), às 11h.
Dias Gomes homenageado
Com uma carreira marcante na dramaturgia e na televisão, Dias Gomes (1922–1999) é o autor de novelas icônicas como O Bem-Amado, Saramandaia e Roque Santeiro. Seu texto O Pagador de Promessas foi adaptado para o cinema e tornou-se o primeiro filme brasileiro indicado ao Oscar e o único a conquistar a Palma de Ouro em Cannes.
Além do espetáculo de abertura, a homenagem ao autor inclui a participação de sua neta, Tatiana Dias Gomes, que se apresentará ao lado de Leo Martins na Casa Motiva, no dia 9, com um show baseado em trilhas de novelas. Será a estreia de Tatiana na Flipelô.
Destaques da programação
Uma das novidades deste ano é o Palco Flipelô, no Largo do Pelourinho, que promoverá bate-papos ao ar livre a partir das 17h. Na sexta (8), o professor Luiz Antônio Simas abordará o samba. No sábado (9), o escritor Rafael Montes falará sobre novelas, reforçando o tributo a Dias Gomes.
A programação também contempla questões ambientais, com o lançamento do projeto-piloto Delivery da Reciclagem. A ação promoverá a inclusão de catadores e testará um sistema de coleta seletiva porta a porta no Centro Histórico durante quatro meses.
O evento traz ainda a Vila Literária, no Largo Tereza Batista, voltada ao público jovem e com concurso de cosplay, além do Espaço Infantil Mabel Velloso, na Praça das Artes, com participação de nomes como Lázaro Ramos, Thalita Rebouças e Emília Nunez, vencedora do Prêmio Jabuti 2023.
Com entrada gratuita, a Flipelô é uma realização do Ministério da Cultura e da Fundação Casa de Jorge Amado.