A exposição “O universo lúdico e inventivo de Deneir Martins” será inaugurada neste sábado (11), às 14h, no Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/Iphan), no bairro do Catete, zona sul do Rio de Janeiro. O evento, que faz parte do programa Sala do Artista Popular (SAP), apresenta um acervo diversificado com pinturas, fotografias, brinquedos e objetos produzidos a partir de sucata.
O antropólogo Túlio Lourenço Amaral classifica Deneir Martins como um dos fundadores do movimento Imaginário Periférico, surgido na Baixada Fluminense nos anos 1990, que busca dar visibilidade à arte produzida fora dos circuitos tradicionais. Segundo Amaral, Deneir transforma materiais descartados em obras que desafiam o utilitarismo e convidam à reflexão estética.
“No mundo contemporâneo, marcado pelo imediatismo e pelo consumo, Deneir subverte a função dos objetos e cria algo novo, sem depender de sua utilidade anterior”, afirmou o antropólogo, responsável pelo texto do catálogo da mostra.
Além das obras, o público poderá acompanhar a apresentação da tradicional Quadrilha João Danado, do Morro do Santo Amaro, na Glória. A entrada é gratuita.
Deneir Martins: 50 anos de arte e invenção
Com meio século de trajetória, Deneir Martins é conhecido por transformar sucata em arte. Animador cultural do CIEP de Piabetá, em Magé, onde cresceu, ele também fundou o projeto João de Barro, que ensina cerâmica a estudantes. Suas criações já foram exibidas em galerias e feiras no Brasil e no exterior, incluindo exposições em Paris e Nice, além de uma residência artística em Otawara, no Japão.
Serviço
“O universo lúdico e inventivo de Deneir Martins” — Abertura neste sábado (11), às 14h. Entrada gratuita.
Local: Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (Rua do Catete, 179 – Catete, Rio de Janeiro).
Visitação: Terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h.
Encerramento: 3 de dezembro.
Realização: Associação Cultural de Amigos do Museu do Folclore Edison Carneiro (Acamufec) e CNFCP/Iphan.