Exposição de Thiago Martins de Melo destaca identidade latina e ancestralidade

O artista maranhense apresenta sua primeira mostra individual em São Luís, reunindo obras produzidas entre 2013 e 2025.

Fonte: CenárioMT

Exposição de Thiago Martins de Melo destaca identidade latina e ancestralidade
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Thiago Martins de Melo, um dos artistas visuais em ascensão do Brasil, inaugurou sua primeira exposição individual em São Luís.

A mostra, intitulada Cosmogonia Colérica, reúne 21 obras produzidas entre 2013 e 2025 e ocupa o Convento das Mercês e o Espaço Cultural Chão SLZ, localizados no Centro Histórico da cidade.

[Continua depois da Publicidade]

Com curadoria de Germano Dushá, reconhecido por sua participação no Panorama da Arte Brasileira do Museu de Arte Moderna de São Paulo, a exposição apresenta múltiplas linguagens artísticas, incluindo pinturas de grande formato, esculturas, gravuras, vídeos experimentais e instalações, transitando entre técnicas expressionistas e realistas.

Segundo o curador, o objetivo não foi seguir uma ordem cronológica, mas sim capturar os principais eixos espirituais, políticos e estéticos do artista. O título da mostra remete à criação e à força intensa das obras, refletindo batalhas, ritos e epifanias.

[Continua depois da Publicidade]

Germano explica que a exposição foi planejada para atingir tanto o público especializado quanto aqueles que conhecem pouco o universo da arte contemporânea. Ele destaca o impacto visual das obras e a capacidade do artista de mesclar elementos figurativos e abstratos de maneira sensível e singular.

Thiago afirma que seus trabalhos expressam sua identidade, experiências e referências visuais, inspiradas pela cultura latino-americana, ancestralidade e iconografia esotérica. “Minha identidade está fincada na América Latina, na luz, nas cores, nas lutas e no respeito à ancestralidade”, afirma.

Nascido em 1981 em São Luís, o artista vive e trabalha entre sua cidade natal, São Paulo e Guadalajara, no México. Ele realizou exposições individuais em importantes instituições brasileiras, como Fundação Iberê Camargo, Museu Nacional da República, Centro Cultural São Paulo e Fundação Joaquim Nabuco.

Thiago também participou de exposições coletivas nacionais e internacionais, incluindo a Bienal do Mercosul, 31ª Bienal de São Paulo, Bienal das Amazônias, Bienal de Lyon e 12ª Bienal de Dakar. Seus trabalhos estão presentes em coleções permanentes de museus renomados como Masp, Pinacoteca, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Fearnley Museum em Oslo e instituições em Miami.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Avatar photo
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada. Envie sua sugestão para o e-mail [email protected]