Cineasta Silvio Tendler morre aos 75 anos no Rio de Janeiro

O cineasta Silvio Tendler faleceu nesta sexta-feira (5), no Rio de Janeiro, deixando um legado de mais de cem obras e reconhecimento internacional.

Fonte: CenárioMT

Cineasta Silvio Tendler morre aos 75 anos no Rio de Janeiro
Cineasta Silvio Tendler morre aos 75 anos no Rio de Janeiro - Foto: MST/Divulgação

O cineasta Silvio Tendler, de 75 anos, morreu na manhã desta sexta-feira (5), no Rio de Janeiro. A confirmação foi feita pela produtora Caliban, fundada por ele. Tendler estava internado no Hospital Copa Star, em Copacabana.

Segundo comunicado da produtora, o diretor deixa uma filha, um neto, mais de cem obras produzidas, inúmeros amigos, centenas de ex-alunos e uma legião de admiradores. Foi lembrado também pelo engajamento em temas sociais.

[Continua depois da Publicidade]

Reconhecido como “o cineasta dos sonhos interrompidos”, Tendler começou sua carreira no Movimento Cineclubista, nos anos 1960. Formado em História pela Universidade de Paris VII, obteve mestrado em Cinema e História na École des Hautes-Études/Sorbonne e especialização em Cinema Documental aplicado às Ciências Sociais no Musée Guimet.

O velório está programado para o próximo domingo, dia 7 de setembro, às 11h, no Cemitério Israelita do Caju, no Rio de Janeiro.

[Continua depois da Publicidade]

Matéria em atualização.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.