Caminhos vence prêmio do Judiciário com reportagens sobre democracia

O programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, foi premiado no STF por produções que destacaram eleições, cidadania e desinformação.

Fonte: CenárioMT

Caminhos vence prêmio do Judiciário com reportagens sobre democracia
Caminhos vence prêmio do Judiciário com reportagens sobre democracia - Foto: Luiz Silveira/STF

O Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, conquistou o 2º Prêmio de Jornalismo Judiciário – Direitos Humanos, Cidadania e Tecnologia. A cerimônia ocorreu no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, com a presença do presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso. As duas produções premiadas venceram no eixo Inteligência Artificial, Inclusão Digital e Desinformação, na categoria Jornalismo em Vídeo.

Durante a solenidade, Barroso ressaltou os impactos das redes sociais e plataformas digitais no jornalismo. Segundo ele, a internet ampliou o acesso à informação, mas também abriu espaço para discursos de ódio e teorias da conspiração.

[Continua depois da Publicidade]

O primeiro lugar ficou com a reportagem Eleição sem Filtro, lançada em setembro de 2024 e assinada por Marieta Cazarré e equipe. A produção faz uma análise entre passado e presente dos processos eleitorais no Brasil. Para Marieta, o prêmio reforça a relevância de discutir democracia, liberdade de imprensa e o efeito das fake news.

Já a segunda colocação foi para Eu Quero Votar para Presidente – os 40 anos das Diretas Já!, exibida em abril de 2024. Comandada pelo jornalista Thiago Padovan, a reportagem relembra uma das maiores mobilizações cívicas do país. O repórter dedicou o reconhecimento aos profissionais da EBC que atuam em defesa da comunicação pública.

[Continua depois da Publicidade]

A diretora de Jornalismo da EBC, Cidinha Matos, destacou que o prêmio reafirma a qualidade do jornalismo público. O diretor-presidente da empresa, Andre Basbaum, acrescentou que o trabalho da equipe fortalece valores essenciais como democracia e cidadania.

Sobre o prêmio

O Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário é organizado pelo STF, TSE, STJ, TST, STM, CNJ e CJF. A iniciativa reconhece reportagens que evidenciem o papel do Judiciário na promoção da justiça social, dos direitos humanos e da cidadania. Nesta edição, 241 trabalhos foram avaliados por critérios como relevância, qualidade editorial e criatividade. Os três primeiros colocados de cada categoria receberam premiação em dinheiro, além de certificados e troféus.

Sobre o Caminhos da Reportagem

No ar há mais de uma década, o Caminhos da Reportagem é uma das atrações jornalísticas mais premiadas da TV Brasil e da televisão brasileira. O programa apresenta semanalmente pautas aprofundadas e diversificadas, sempre às segundas-feiras, às 23h.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada.