Balé estreia turnê nacional no Rio com espetáculo que celebra 37 anos

O Balé Folclórico da Bahia abre sua turnê nacional no Rio de Janeiro com o espetáculo 'O Balé Que Você Não Vê', marcando 37 anos de trajetória.

Fonte: CenárioMT

Balé estreia turnê nacional no Rio com espetáculo que celebra 37 anos
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O Balé Folclórico da Bahia (BFB) inicia nesta sexta-feira (22) sua turnê nacional no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, com o espetáculo O Balé Que Você Não Vê. A companhia, fundada em 1988, completa 37 anos e levará sua produção a diversas cidades das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. As apresentações no Norte e Nordeste também estão previstas, mas ainda sem datas definidas.

No Rio, o grupo fará duas sessões, nesta sexta (22) e sábado (23). A temporada seguirá por Campinas, São Paulo, Franca, Florianópolis, Goiânia, Porto Alegre e Novo Hamburgo. É a primeira vez que a companhia realiza uma turnê viabilizada pela Lei Rouanet e pelo Ministério da Cultura.

[Continua depois da Publicidade]

Inspirado nos desafios de manter uma companhia ativa, o espetáculo reúne coreografias criadas especialmente para a montagem, como Bolero, de Carlos Durval, Okan, de Nildinha Fonseca, e 2-3-8, de Slim Mello, além de clássicos como Afixirê, de Rosângela Silvestre.

Segundo o diretor e fundador Vavá Botelho, a peça expressa a resistência e a luta do BFB ao longo de sua trajetória. Ele destacou a dificuldade de reconhecimento no Brasil, em contraste com a projeção internacional da companhia, que já se apresentou em mais de 30 países e tem até uma data oficial dedicada a ela em Atlanta, nos Estados Unidos.

[Continua depois da Publicidade]

No Rio, as apresentações fazem parte do MoviRio Festival, evento que reúne competições, palestras e intervenções artísticas. Na véspera da estreia, os bailarinos realizaram a tradicional lavagem das escadarias do teatro, em um ritual de boas-vindas e energias positivas.

O apoio financeiro da temporada veio do Will Bank, permitindo a realização da turnê que estava planejada há sete anos. Para o CEO Felipe Félix, a iniciativa é um reconhecimento da relevância da companhia na cultura nacional.

Com sede no Pelourinho, em Salvador, o BFB é dirigido artisticamente por José Carlos Arandiba, o Zebrinha, desde 1993. Ele reforça que a missão do grupo é formar novos artistas e preservar as culturas afro-brasileira e nordestina, além de mostrar ao mundo a versatilidade de seus dançarinos.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.