Túnel entre Santos e Guarujá terá início das obras no fim do ano, afirma ministro

O governo federal confirmou que a construção do túnel entre Santos e Guarujá deve começar ainda em 2025, após leilão vencido por grupo português.

Fonte: CenárioMT

Túnel entre Santos e Guarujá terá início das obras no fim do ano, afirma ministro
Foto: Eduardo Oliveira/MPOR

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou que a construção do túnel entre Santos e Guarujá deve começar no final deste ano. A obra será conduzida pelo grupo português Mota-Engil, vencedor do leilão realizado nesta sexta-feira (5) na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).

Segundo o ministro, o projeto deve gerar cerca de cinco mil empregos diretos e transformar a mobilidade na Baixada Santista. Atualmente, o trajeto entre as duas cidades leva de 45 minutos a 1h15. Com o túnel, a estimativa é que o percurso seja feito em apenas 3 a 5 minutos.

[Continua depois da Publicidade]

Durante o evento, autoridades destacaram que o empreendimento será financiado em regime de parceria público-privada, com recursos provenientes da Autoridade Portuária. O vice-presidente Geraldo Alckmin elogiou a viabilização da obra, mas criticou a proposta do governo paulista de privatizar o Porto de Santos. Já o ministro Márcio França ressaltou que o aporte não virá da União, mas da própria Autoridade Portuária.

O governador Tarcísio de Freitas reforçou a importância do projeto, lembrando que o estudo para o túnel existe há mais de um século. Sem responder diretamente às críticas, destacou que as prioridades devem ser os interesses da população. Ele também comentou sobre manifestações contrárias à obra, garantindo que os moradores afetados por desapropriações terão moradia igual ou melhor oferecida pelo governo.

[Continua depois da Publicidade]

Apesar do clima político, o leilão foi marcado por momentos descontraídos, incluindo brincadeiras entre Alckmin e Tarcísio durante o tradicional ato de bater o martelo.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada.