Tarifaço pode elevar custo da alimentação fora de casa no Brasil

Medida dos EUA tende a impactar os preços de alimentos como café, carnes e sucos, alerta a Fhoresp.

Fonte: CenárioMT

Lanchonetes, bares e restaurantes do Rio de Janeiro reabrem com restrição de horário, lotação e distância entre mesas.
Tarifaço pode elevar custo da alimentação fora de casa no Brasil - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A possível entrada em vigor do tarifaço dos Estados Unidos contra o Brasil, prevista para o próximo dia 1º, deverá encarecer as refeições em bares, restaurantes e lanchonetes em território nacional. A projeção é da Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp).

Segundo a entidade, os principais produtos brasileiros de exportação — café, carnes, pescados e suco de laranja — serão diretamente afetados pela medida, pressionando toda a cadeia produtiva nacional.

[Continua depois da Publicidade]

“Estes alimentos terão toda a cadeia produtiva impactada. O café, por exemplo, pode perder até 30% da sua produção em exportação, o que acarretaria num aumento de até 6% no preço interno. Num possível cenário de recessão econômica, carnes [bovina e suína] e pescados também deverão ter os preços reajustados ao mercado interno para cobrir custos de produção”, destacou a federação em nota oficial.

O setor de alimentação fora do lar é o mais sensível a esses aumentos. A Fhoresp estima que os efeitos sejam sentidos a médio e longo prazos, com reajustes que podem chegar a até 10% nos cardápios dos estabelecimentos.

[Continua depois da Publicidade]

“Temos de colocar todos os cenários à mesa, para que o Brasil entenda o que pode estar por vir, inclusive, um quadro de recessão econômica. No médio e longo prazo, o mercado interno deve sofrer com impactos em toda a cadeia produtiva, sobretudo no agronegócio”, afirmou o diretor-executivo da entidade, Edson Pinto.

Ele classificou a taxação como “catastrófica” e uma ameaça direta ao setor agroexportador nacional, defendendo uma resposta diplomática urgente para proteger os interesses brasileiros.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada.