Tarifaço exclui 44,6% das exportações brasileiras aos EUA, aponta Mdic

Mais de um terço das exportações do Brasil para os Estados Unidos será afetado por tarifas de até 50%, segundo dados preliminares do governo federal.

Fonte: CenárioMT

Programa de Incentivo à Cabotagem, BR do Mar,
Foto: Diego Baravelli/MInfra

O tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos sob a gestão de Donald Trump deixará de fora 44,6% das exportações brasileiras em valores, conforme dados divulgados nesta quarta-feira (31) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic). A pasta analisou os impactos da lista de cerca de 700 produtos que foram isentos da nova tarifa.

Entre os itens excluídos da sobretaxa estão aviões, celulose, suco de laranja, petróleo e minério de ferro, que continuarão sujeitos à tarifa de até 10%, vigente desde abril. Segundo o Mdic, a medida anunciada na terça-feira (30) incide sobre 35,9% das exportações nacionais aos EUA.

Outros 19,5% das exportações estão sujeitos a tarifas específicas, aplicadas com base em argumentos de segurança nacional. É o caso de autopeças e automóveis, que desde maio pagam 25% para ingressar no território americano. Já aço, alumínio e cobre são taxados em 50%, mas estão incluídos nessa categoria especial, com regras estabelecidas em fevereiro e válidas desde março.

Com isso, o Mdic calcula que 64,1% das exportações brasileiras para os Estados Unidos seguirão concorrendo em condições semelhantes às de outros países. Esse percentual é composto pelos 44,6% isentos do tarifaço e pelos 19,5% com tarifas específicas.

O levantamento, considerado preliminar, baseia-se nas exportações realizadas em 2024. O governo brasileiro aguarda esclarecimentos sobre algumas especificações de produtos que podem estar dentro ou fora da lista de exceções.

Produtos já em trânsito para os Estados Unidos não serão afetados pelas novas tarifas. A decisão, publicada na quinta-feira (30), garante isenção para mercadorias embarcadas até sete dias após a ordem executiva, desde que cumpridas as exigências legais.

Confira os dados detalhados das exportações brasileiras aos EUA em 2024, segundo o Mdic:

Categoria Valor (US$ bilhões) Participação (%)
Produtos sujeitos à ordem executiva de 30/07 (tarifa adicional de 10% + 40%) 14,5 35,9%
Produtos na lista de exceções (tarifa adicional de até 10%) 18 44,6%
Produtos com tarifas específicas (segurança nacional) 7,9 19,5%
Total 40,4 100%

Fonte: Secretaria de Comércio Exterior / Mdic

Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada.