Seplag suspende operações da ABCCARD após indícios de irregularidades

Decisão administrativa interrompe novos contratos e descontos em folha de empresa ligada à Capital Consig por 90 dias, prorrogáveis.

Fonte: CenárioMT

Seplag suspende operações da ABCCARD após indícios de irregularidades
Foto: Edervan Lopes/Seplag-MT

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) determinou a suspensão imediata de novas operações e dos descontos em folha da empresa ABCCARD Cartões Ltda. A medida foi publicada nesta sexta-feira (6) em edição extra do Diário Oficial do estado de Mato Grosso e terá validade inicial de 90 dias, podendo ser prorrogada.

Segundo a Seplag, o objetivo é evitar que a empresa seja usada para burlar suspensões anteriores aplicadas à Capital Consig e outras instituições penalizadas, até que as investigações em curso sejam concluídas. A suspensão faz parte de uma força-tarefa formada por órgãos de controle e fiscalização.

[Continua depois da Publicidade]

As primeiras medidas de bloqueio ocorreram em 27 de maio, quando a Capital Consig teve suas operações e descontos suspensos com base em parecer favorável da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Dias depois, em 3 de junho, a Seplag também suspendeu as atividades das empresas Cartos Sociedade de Crédito, BemCartões e ClickBank.

Os indícios de irregularidades surgiram a partir de requerimentos de servidores encaminhados à Seplag em 5 de agosto de 2024, apontando inconsistências na contratação de crédito consignado com a Capital Consig. Após análise, foi iniciada investigação preliminar e determinada a suspensão das operações da empresa.

[Continua depois da Publicidade]

No dia 27 de agosto do mesmo ano, o Sindicato dos Profissionais da Área Meio do Poder Executivo foi formalmente notificado. Já em dezembro, a Seplag encaminhou o Relatório de Investigação Preliminar Sumária (IPS) à Controladoria Geral do Estado (CGE) para aprofundamento da apuração e possível responsabilização administrativa da empresa.

Além das suspensões, uma força-tarefa composta pelo Procon, Decon, Ministério Público, CGE e Seplag foi criada por decreto para apurar irregularidades cometidas por empresas consignatárias. A Seplag também solicitou à Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP) a disponibilização de funcionalidades que permitam a visualização completa dos cronogramas de amortização dos créditos.

Em medida preventiva, o governo publicou o Decreto nº 1.441, em 8 de maio de 2025, determinando a revisão das consignações em folha dos servidores estaduais, processo que será conduzido pela Seplag com apoio da CGE.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.