Receita libera terceiro lote da restituição do IR com pagamento recorde

Mais de 7,2 milhões de brasileiros começam a receber R$ 10 bilhões referentes ao terceiro lote da restituição do Imposto de Renda 2025.

Fonte: CenárioMT

Brasília (DF), 20/03/2025 - Quem precisa declarar o Imposto de Renda Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

A Receita Federal libera nesta quinta-feira (31) o terceiro lote da restituição do Imposto de Renda de 2025, contemplando 7.219.048 contribuintes e somando R$ 10 bilhões em reembolsos. Este é o maior lote já registrado em número de beneficiados e o segundo maior em valor total pago.

A maior parte dos recursos será direcionada a contribuintes com prioridade legal ou aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida combinada com a opção de recebimento via Pix, novidade que passou a garantir prioridade neste ano.

[Continua depois da Publicidade]

Entre os contemplados, estão:

  • 6.316.894 contribuintes com declaração pré-preenchida e/ou Pix;
  • 755.978 contribuintes sem prioridade;
  • 83.575 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;
  • 35.315 professores;
  • 15.988 pessoas com mais de 80 anos;
  • 11.298 cidadãos com deficiência física, mental ou doença grave.

O pagamento será feito diretamente na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração.

[Continua depois da Publicidade]

Quem não estiver na lista pode acessar o extrato da declaração pelo e-CAC e verificar possíveis pendências. Em caso de erro, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.

Conta inativa pode atrasar resgate

Se o depósito não ocorrer por conta inativa, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte poderá reagendar o crédito em qualquer conta de sua titularidade.

Após esse prazo, será necessário solicitar a restituição pelo portal e-CAC, na seção dedicada a valores não resgatados na rede bancária.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.