A Receita Federal realiza nesta sexta-feira (31) o pagamento do lote da malha fina do Imposto de Renda referente a outubro, contemplando contribuintes que regularizaram pendências com o Fisco. Ao todo, 248.894 pessoas serão beneficiadas com a restituição, que soma R$ 602,96 milhões.
Desse montante, R$ 349,31 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos, pessoas com deficiência ou doenças graves e profissionais do magistério.
As restituições estão distribuídas entre 158.775 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram pelo recebimento via Pix; 36.714 pessoas com idades entre 60 e 79 anos; 30.867 sem prioridade; 10.871 com renda principal proveniente do magistério; 5.040 com deficiência física, mental ou doença grave; e 6.627 com mais de 80 anos.
A consulta ao lote está disponível desde o dia 24 de outubro e pode ser feita no portal da Receita Federal, na aba “Meu Imposto de Renda”, por meio da opção “Consultar a Restituição”. O acesso também está disponível pelo aplicativo do órgão.
O valor será creditado na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração. Caso o contribuinte não esteja incluído neste lote, é possível verificar o motivo no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e, se necessário, enviar uma declaração retificadora para aguardar os próximos pagamentos.
Resgate de valores
Se o depósito não for efetuado, por exemplo, devido a conta bancária desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte poderá solicitar o crédito em conta própria pelo portal do banco ou por meio dos canais de atendimento. Após esse período, o resgate deverá ser solicitado no e-CAC, na seção “Solicitar Restituição Não Resgatada na Rede Bancária”.
 
     
     
     
     
     
							














 



