Receita libera consulta ao terceiro lote do IR com R$ 10 bilhões em restituições

Mais de 7,2 milhões de contribuintes poderão verificar se receberão a restituição do terceiro lote do Imposto de Renda a partir desta quinta-feira.

Fonte: CenárioMT

Brasília (DF), 20/03/2025 - Quem precisa declarar o Imposto de Renda. Imposto de renda com máscara. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

A Receita Federal disponibiliza, a partir das 10h desta quinta-feira (24), a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2025. O lote contempla 7.219.048 contribuintes e distribui R$ 10 bilhões, sendo o maior da história em número de beneficiários e o segundo maior em valor total. Também inclui restituições residuais de anos anteriores.

Segundo o Fisco, boa parte dos recursos será destinada aos contribuintes com prioridade legal no reembolso, como idosos, pessoas com deficiência e professores. A distribuição das restituições ficou assim:

[Continua depois da Publicidade]
  • 6.316.894 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou indicaram Pix como forma de recebimento;
  • 755.978 contribuintes sem prioridade legal;
  • 83.575 pessoas entre 60 e 79 anos;
  • 35.315 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
  • 15.988 com mais de 80 anos;
  • 11.298 pessoas com deficiência física ou mental, ou com doenças graves.

Contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida combinada com o Pix passaram a ter prioridade na restituição este ano, mesmo sem estarem na lista de prioridades legais.

A consulta deve ser feita na plataforma digital da Receita Federal, acessando o menu “Meu Imposto de Renda” e clicando em “Consultar a Restituição”. O serviço também está disponível no aplicativo da Receita para tablets e smartphones.

[Continua depois da Publicidade]

O pagamento está agendado para 31 de julho, na conta bancária ou chave Pix do tipo CPF indicada na declaração. Quem não estiver na lista deste lote pode verificar pendências no e-CAC e enviar uma declaração retificadora, se necessário, para entrar nos próximos lotes.

Se o valor não for creditado por motivo como conta desativada, o contribuinte terá até um ano para resgatar os recursos por meio do Banco do Brasil. Após esse prazo, o valor deverá ser solicitado novamente no Portal e-CAC, na seção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada. Envie suas sugestões para o email: angelo@cenariomt.com.br