Receita libera consulta ao quarto lote de restituição do IR 2025

Quase 1,9 milhão de contribuintes terão direito a receber R$ 2,92 bilhões no quarto lote de restituição do Imposto de Renda deste ano.

Fonte: CenárioMT

Receita libera consulta ao quarto lote de restituição do IR 2025
Receita libera consulta ao quarto lote de restituição do IR 2025 - Foto: Arte/Agência Brasil

A Receita Federal disponibiliza a partir das 10h desta sexta-feira (22) a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2025, que contempla também valores residuais de anos anteriores. Serão beneficiados 1.884.035 contribuintes, com um montante total de R$ 2,92 bilhões.

A maior parte dos valores será destinada a contribuintes sem prioridade legal, especialmente aqueles que entregaram a declaração próximo ao prazo final. Entre os grupos contemplados estão:

  • 1.454.509 contribuintes sem prioridade;
  • 312.915 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por restituição via Pix;
  • 72.434 contribuintes de 60 a 79 anos;
  • 22.841 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
  • 13.515 contribuintes com mais de 80 anos;
  • 7.821 contribuintes com deficiência física, mental ou doença grave.

O pagamento será realizado em 29 de agosto, na conta bancária ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração. Caso o depósito não seja concluído por problemas na conta, os valores ficarão disponíveis por até um ano no Banco do Brasil para agendamento em outra conta de titularidade do contribuinte.

Quem não constar neste lote pode verificar pendências no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e, se necessário, enviar uma declaração retificadora para os próximos lotes. Caso o valor não seja resgatado em até um ano, será preciso solicitar formalmente a liberação no e-CAC.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.