Prévia da inflação sobe 0,48% em setembro com alta da energia

O IPCA-15 de setembro registrou alta influenciada pelo fim do Bônus Itaipu, refletindo diretamente no preço da energia elétrica.

Fonte: CenárioMT

Prévia da inflação sobe 0,48% em setembro com alta da energia
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

A prévia da inflação oficial em setembro subiu 0,48%, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O aumento foi impulsionado principalmente pelo fim do Bônus Itaipu, que afetou o preço da energia elétrica.

Em agosto, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) havia registrado -0,14%, e em setembro de 2024 o indicador marcou 0,13%. No acumulado de 12 meses, o IPCA-15 chega a 5,32%, mantendo-se acima da meta do governo de 3% ao ano, com tolerância de até 4,5%.

O Bônus Itaipu concedeu desconto médio de R$ 115,9 na conta de luz em agosto, beneficiando 80,8 milhões de consumidores. Com o fim do bônus, a fatura de setembro apresentou aumento na comparação com o mês anterior.

IPCA-15 x IPCA

O IPCA-15 segue a mesma metodologia do IPCA oficial, utilizado como referência para a política de meta de inflação do governo, diferenciando-se pelo período de coleta e abrangência geográfica. A coleta para a prévia de setembro ocorreu entre 15 de agosto e 15 de setembro.

Ambos os índices consideram uma cesta de produtos e serviços para famílias com rendimentos entre um e 40 salários mínimos, atualmente R$ 1.518. O IPCA-15 pesquisa preços em 11 localidades, incluindo as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador, Curitiba, além de Brasília e Goiânia. O IPCA completo, com divulgação prevista para 9 de outubro, abrange 16 localidades.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.