Preços de ingredientes para sopas caem com força no inverno

Legumes, tubérculos e proteínas registraram forte recuo em junho, impulsionados pela produção agrícola favorecida pelas chuvas.

Fonte: CenárioMT

Supermercado na zona sul do Rio de Janeiro
Preços de ingredientes para sopas caem com força no inverno - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Os preços dos ingredientes mais usados em sopas registraram queda significativa no mês de junho, conforme apontou o Índice de Preços dos Supermercados (IPS), elaborado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O recuo nos produtos in natura foi de 6,03%.

Entre os legumes, a redução chegou a 5,99%, com destaque para cenoura (-17,62%), beterraba (-17,11%), chuchu (-12,69%) e mandioca (-5,96%). Já os tubérculos apresentaram queda ainda mais acentuada, de 6,82%, com a batata (-11,07%), cebola (-5,09%) e alho (-1,59%) entre os principais itens com deflação.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo Felipe Queiroz, economista-chefe da APAS, a queda nos preços está diretamente ligada à melhora na oferta agrícola. “Em 2025, as chuvas bem distribuídas nos primeiros meses do ano favoreceram o desempenho de diversas culturas, resultando em maior oferta e alívio nos preços”, explicou.

As proteínas também apresentaram queda, com destaque para acém (-3,58%), coxão mole (-1,83%) e costela (-1,12%) entre os cortes bovinos. O frango caiu 1,97% e o arroz teve deflação de 2,40%, contribuindo para aliviar o custo das refeições no período mais frio do ano.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada.