ONS reforça uso de térmicas para garantir energia no Brasil

O Operador Nacional do Sistema Elétrico amplia medidas para manter o fornecimento de energia no período seco e garantir segurança para 2025.

Fonte: CenárioMT

ONS reforça uso de térmicas para garantir energia no Brasil
ONS reforça uso de térmicas para garantir energia no Brasil - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em conjunto com o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), determinou a intensificação da geração termelétrica e a manutenção das usinas em estado de prontidão. A ação busca assegurar o fornecimento contínuo de energia ao Sistema Interligado Nacional (SIN) durante o período seco e na transição para o ciclo úmido de 2025/2026.

Segundo o ONS, essas medidas operacionais são essenciais para garantir o atendimento à demanda de carga e potência no segundo semestre de 2025, oferecendo maior segurança ao abastecimento em todo o país.

O ONS é o órgão responsável pela coordenação da operação de geração e transmissão no SIN, enquanto o CMSE monitora o setor elétrico e propõe ações para manter a confiabilidade do suprimento.

Recomendações técnicas

Em junho, o ONS apresentou ao CMSE um conjunto de recomendações para assegurar o atendimento de potência nos próximos meses e recuperar os níveis de armazenamento na região Sul. Entre as propostas estão o uso da capacidade de modulação das hidrelétricas do rio São Francisco, da UHE Itaipu e o aumento da geração termelétrica disponível.

O colegiado decidiu manter o monitoramento constante do subsistema Sul, que enfrenta baixos níveis de reservatórios devido a condições meteorológicas adversas. Apesar de haver previsão de recuperação a partir de agosto, o ONS segue atento para garantir o atendimento à demanda no segundo semestre.

“A elevação dos níveis dos reservatórios do Sul é esperada a partir de agosto, mas continuamos vigilantes. Garantir o atendimento de potência neste período segue como prioridade”, destacou o diretor-geral do ONS, Marcio Rea.