Metade dos brasileiros avalia pacote de benefícios antes de aceitar emprego

Fonte: R7

carteira de trabalho1 1
(Foto: Gabriel Costa/G1)

salário deixou de ser o único desejo analisado pelos candidatos a uma vaga de trabalho. Para 45% dos brasileiros, um pacote atraente de benefícios é um aspecto determinante para aceitar uma proposta de emprego.

De acordo com a pesquisa Profissionais Brasileiros, realizada pela Catho, o vale-alimentação (67%), a assistência médica (66%), o vale-refeição (62%), o vale-transporte (56%) e a participação nos lucros da empresa (40%) figuram como os benefícios mais cobiçados.

O estudo destaca que os benefícios estão atrelados à possibilidade de melhorar a qualidade de vida, que aparece em segundo lugar na relação de interesse dos candidatos em busca de uma nova colocação, com 59% das citações, percentual menor apenas do que a remuneração atraente (63%).

Patricia Suzuki, diretora de gente e gestão da Catho, avalia que os benefícios corporativos são alavancas de competitividade para as organizações e eleva a qualidade de vida dos colaboradores. Para ela, a medida resulta na atração e na retenção de talentos.

[Continua depois da Publicidade]

“As vantagens [da concessão dos benefícios] são mútuas e contribuem para o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, proporcionando bem-estar fora do ambiente organizacional e também dentro da rotina de trabalho”, destaca Patricia.

Entre os outros aspectos mencionados pelos 5.000 candidatos entrevistados pela pesquisa, destacam-se os interesses em um plano de carreira (58%), a possibilidade de fazer o que gosta (48%) e a proximidade do local de trabalho com a residência (45%).

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).