Mercado de capitais deve ser democratizado, defende Mercadante

O presidente do BNDES destacou a necessidade de ampliar o acesso da população ao mercado financeiro, apontando seu papel em inovação e desenvolvimento.

Fonte: CenárioMT

Mercado de capitais deve ser democratizado, defende Mercadante
Mercado de capitais deve ser democratizado, defende Mercadante - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, defendeu nesta quarta-feira (24) a democratização do mercado de capitais e o fortalecimento da atuação do banco em setores estratégicos, como descarbonização, inovação e economia verde.

O mercado de capitais é o espaço em que são negociados títulos de dívida, ações e participações em fundos de investimento, permitindo que empresas captem recursos para ampliar seus projetos. Segundo Mercadante, a consolidação dos mercados primário e secundário é fundamental para acelerar a industrialização e a inovação no país.

Durante evento na sede do BNDES, no Rio de Janeiro, ele destacou que, enquanto 48% da população dos Estados Unidos investe em bolsa de valores, no Brasil esse índice é de apenas 2%. Para ele, ampliar o acesso da classe média ao investimento em ações e fundos pode fortalecer a aposentadoria e a segurança financeira das famílias.

O encontro reuniu representantes de instituições financeiras como Febraban, Itaú, XP e BTG. A ideia, segundo Mercadante, é discutir formas de tornar o mercado mais atrativo e seguro para novos investidores.

Também presente, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, ressaltou o papel multiplicador do setor. De acordo com ele, cada real investido no mercado pode alavancar até R$ 3,4, ampliando a capacidade de geração de empregos e renda.

Entre os setores prioritários para receber investimentos, Alckmin mencionou saúde, biotecnologia, startups e minerais críticos, considerados essenciais para tecnologias voltadas à transição energética.

Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada.