A previsão do PIB de Mato Grosso para 2025 foi revisada para cima, atingindo 6,6%, segundo o relatório Resenha Regional de setembro do Banco do Brasil. O Estado permanece na liderança nacional em crescimento econômico, impulsionado por setores estratégicos.
O aumento representa uma leve alta em relação à estimativa anterior de 6,4%. O setor agropecuário é o principal destaque, com projeção de crescimento de 15,5% para o próximo ano, consolidando a influência do agronegócio na economia local.
O relatório também ressalta a força econômica do Centro-Oeste e o papel de liderança de Mato Grosso. Analistas destacam que o agronegócio do Estado alimenta efeitos positivos em toda a cadeia produtiva, mantendo a região como um motor de crescimento nacional.
Em seguida a Mato Grosso, os estados com maiores projeções de PIB são Rondônia (5,6%), Mato Grosso do Sul (5%) e Tocantins (4,9%).
Além do agronegócio, a indústria mato-grossense deve crescer 6,7%, o maior avanço entre os estados brasileiros, enquanto o setor de serviços deve registrar expansão de 3,8%, indicando um crescimento equilibrado entre os principais segmentos econômicos do Estado.
A previsão para o PIB nacional em 2025 é de 2,2%, reforçando que Mato Grosso deve crescer muito acima da média do país e consolidar sua posição de liderança.
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, os resultados confirmam a solidez da economia local e o posicionamento do Estado como referência nacional de crescimento: “Mato Grosso segue mostrando que é um motor da economia brasileira”, afirmou.