INSS suspende contrato com Crefisa após reclamações de beneficiários

O Instituto Nacional do Seguro Social decidiu suspender temporariamente a parceria com a Crefisa, em resposta a queixas de aposentados e pensionistas.

Fonte: CenárioMT

INSS suspende contrato com Crefisa após reclamações de beneficiários
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a suspensão cautelar do contrato com a operadora financeira Crefisa, em decisão publicada nesta quinta-feira (21). A medida atende a diversas reclamações de aposentados e pensionistas sobre irregularidades no recebimento dos benefícios.

Segundo o instituto, a suspensão afeta os novos pagamentos de benefícios, considerada necessária para interromper práticas inadequadas e proteger o interesse público até a conclusão dos processos de investigação.

[Continua depois da Publicidade]

Entre as queixas relatadas à Ouvidoria do INSS, ao Fala.BR, Procons e à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), destacam-se dificuldades para saque integral dos valores, coação para abertura de contas e venda casada de produtos.

O INSS também apontou falta de estrutura nas agências da Crefisa, filas extensas, ausência de caixas eletrônicos e inadequação dos espaços físicos. Outros problemas incluem dificuldade nos processos de portabilidade e informações pouco claras para os beneficiários.

[Continua depois da Publicidade]

“O INSS não compactua com práticas que prejudiquem ou causem desconforto aos beneficiários, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social”, destacou o instituto. “Transparência e segurança no atendimento são princípios irrenunciáveis. O instituto reforça seu compromisso de fiscalizar e garantir que todas as instituições parceiras prestem serviços com qualidade e respeito.”

A Agência Brasil entrou em contato com a Crefisa e aguarda retorno.

Pregão da Folha

Desde 2010, seguindo determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), o INSS realiza leilões da folha de pagamento de benefícios a cada cinco anos. O último pregão presencial, em 22 de outubro de 2024, foi vencido pela Crefisa, que assumiria 25 dos 26 lotes para pagamentos entre janeiro/2025 e dezembro/2029.

O INSS lembra que as instituições contratadas devem cumprir padrões rigorosos de atendimento e prestação de contas, sob risco de penalidades ou suspensão. No despacho publicado no Diário Oficial da União, assinado pelo presidente Gilberto Waller, o descumprimento de cláusulas contratuais pela Crefisa motivou a suspensão.

A Associação Brasileira de Procons considerou correta a medida preventiva do INSS. Em nota, destacou que problemas poderiam ser evitados se as licitações exigissem certidões negativas de órgãos de defesa do consumidor ou do sistema Senacon.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.