Haddad confirma disposição do governo brasileiro para diálogo com Trump

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou a importância da aproximação entre Brasil e Estados Unidos, com reunião agendada para discutir tarifas e sanções.

Fonte: CenárioMT

Brasília (DF), 01/07/2025 - Fala do Ministro Fernando Haddad à imprensa Foto: Washington Costa/MF
Haddad confirma disposição do governo brasileiro para diálogo com Trump - Foto: Washington Costa/MF

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, avaliou positivamente a declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou estar aberto a receber uma ligação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em entrevista na sexta-feira (1º), Haddad reforçou que o governo brasileiro também demonstra interesse em retomar o diálogo direto com o mandatário norte-americano.

“Acho ótima [a declaração de Trump]. E a recíproca, tenho certeza que é verdadeira. Conforme disse antes, é muito importante a gente preparar essa conversa”, afirmou o ministro.

[Continua depois da Publicidade]

Além disso, Haddad revelou que está prevista para a próxima semana uma reunião com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, ainda sem data definida. O encontro tem como objetivo preparar a interlocução entre os dois presidentes e discutir temas centrais das relações comerciais entre os países.

O ministro destacou que o Brasil nunca abandonou a mesa de negociações e que as relações comerciais devem ser mantidas independentes do cenário político. “Estamos trabalhando no sentido de nos aproximarmos, reestabelecer a mesa de negociação e, possivelmente, realizar uma reunião presencial”, declarou.

[Continua depois da Publicidade]

Entre os assuntos a serem tratados está o tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, além da Lei Magnitsky, usada pelos EUA para aplicar sanções contra o ministro do STF Alexandre de Moraes. Haddad ressaltou a importância da reunião para esclarecer dúvidas relacionadas ao sistema judiciário brasileiro e ao funcionamento da legislação norte-americana.

“A lei que disciplina essas questões está sob a alçada do secretário do Tesouro, por isso essa conversa é fundamental para esclarecermos como funciona o sistema judiciário brasileiro. Há muita desinformação circulando sobre o assunto”, explicou.

Mais cedo, na Casa Branca, Donald Trump afirmou que o presidente Lula pode ligar para ele “quando quiser” e declarou seu apreço pelo povo brasileiro, embora tenha criticado parte da atual liderança do país. Nenhuma nova medida foi anunciada.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.