O secretário Nacional de Economia Popular e Solidária, Gilberto Carvalho, afirmou que o governo federal está empenhado em oferecer maior qualificação aos trabalhadores da economia solidária.
Segundo Carvalho, essa demanda é central para o setor, que participará da 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária (Conaes), entre 13 e 16 de agosto, em Luziânia (GO).
“Estamos focados em garantir que os trabalhadores da economia solidária tenham acesso à ciência, tecnologia e conhecimento, abrangendo desde o mercado até as linhas de produção. Equipamentos como prensas, caminhões e empilhadeiras são essenciais, mas sem formação adequada, a gestão desses recursos é inviável”, destacou o secretário em entrevista ao programa A Voz do Brasil.
Carvalho também ressaltou a reivindicação dos trabalhadores por maior acesso ao fomento público. Segundo ele, o setor busca condições semelhantes às das empresas convencionais, como isenção fiscal e acesso a financiamentos e compras públicas.
“A economia solidária quer ter garantido o acesso às compras públicas e ao financiamento, para que essas empresas possam crescer efetivamente”, afirmou.
A 4ª Conaes tem como objetivo fornecer subsídios para o desenvolvimento do 2º Plano Nacional de Economia Solidária. Com o tema “Economia Popular e Solidária como Política Pública: Construindo territórios democráticos por meio do trabalho associativo e da cooperação”, o evento espera reunir cerca de 1,5 mil delegados, representantes governamentais, da sociedade civil e de empreendimentos solidários.
A economia solidária é um modelo baseado em cooperativas onde os trabalhadores detêm os meios de produção e equipamentos, promovendo a autogestão e a distribuição equitativa dos ganhos.