O secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, anunciou em São Paulo que o governo federal deve concluir 2025 com a realização de 13 leilões rodoviários. O mais recente aconteceu na B3, sede da bolsa de valores de São Paulo, com a vitória da Way Concessões no leilão da Rota Sertaneja, oferecendo 24,80% de desconto sobre a tarifa básica de pedágio.
Dois novos leilões já estão agendados: no dia 11 de novembro, o certame da Autopista Fluminense definirá a transferência do controle acionário da concessionária responsável pela BR-101, no Rio de Janeiro. Em 11 de dezembro, será a vez do leilão da Rodovia Fernão Dias.
Sobre a BR-101, Santoro destacou que a complexidade e a violência na região influenciam a precificação e a concorrência. Já a Fernão Dias é considerada um ativo mais relevante, com maior valor de investimento, o que deve aumentar a competitividade. Pelo menos três grupos empresariais já demonstraram interesse nesse edital.
“A expectativa é muito positiva. Encerrar o ano com 13 leilões é um marco, quase dobrando a quantidade registrada em 2007, quando houve o maior número de certames”, afirmou Santoro em entrevista na B3.


















