Governo de Mato Grosso isenta taxa de inscrição estadual para produtores rurais

Produtores rurais e microprodutores em Mato Grosso agora podem abrir inscrição estadual sem custos, promovendo economia e simplificação no processo.

Fonte: CenárioMT

Governo de Mato Grosso isenta taxa de inscrição estadual para produtores rurais
Governo de Mato Grosso isenta taxa de inscrição estadual para produtores rurais - Foto: SEFAZ

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Fazenda (Sefaz), anunciou a isenção da taxa de inscrição estadual para produtores rurais e microprodutores pessoa física. Antes da medida, o valor equivalia a 1 UPF/MT, cerca de R$ 252,74 em setembro.

A decisão proporciona economia direta aos empreendedores que buscam formalizar suas atividades comerciais. A UPF/MT é um indexador utilizado para atualizar taxas e tributos estaduais, garantindo a cobrança correta e ajustada à inflação.

[Continua depois da Publicidade]

Além de reduzir custos, a medida promove igualdade entre contribuintes, já que anteriormente apenas produtores rurais eram obrigados a pagar a taxa, enquanto outros contribuintes realizavam a inscrição estadual via RedeSim, sem custos.

Para solicitar a inscrição estadual, o produtor deve acessar o Portal de Autoatendimento do Contribuinte (e-PAC) no site da Sefaz. Microprodutores, com faturamento anual de até 5.350 UPF/MT, podem fazer a inscrição diretamente, enquanto produtores rurais com faturamento acima desse limite devem contar com a ajuda de um contabilista habilitado.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo a Secretaria de Fazenda, a isenção integra ações de desburocratização, incentivo à formalização e fortalecimento da economia local, facilitando a abertura de empresas e estimulando o ambiente de negócios em Mato Grosso.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.