Consignado terá migração de 4 milhões de contratos para app do trabalhador

Ministério do Trabalho inicia a transferência de contratos antigos para a plataforma Crédito do Trabalhador, com juros mais baixos e portabilidade simplificada.

Fonte: CenárioMT

Consignado terá migração de 4 milhões de contratos para app do trabalhador
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O governo inicia nesta quinta-feira (21) a transferência de cerca de 4 milhões de contratos de crédito consignado antigos para a plataforma Crédito do Trabalhador, disponível no aplicativo Carteira de Trabalho Digital. A migração será feita gradualmente até novembro pela Dataprev, estatal responsável pelo sistema.

Os contratos migrados pertencem a trabalhadores de empresas que mantinham convênios diretos com bancos para descontos em folha de pagamento. Esse modelo deixará de existir em novembro, sendo substituído pelo consignado para CLT, que oferece taxas menores e maior portabilidade.

Desde junho, os trabalhadores já podiam transferir operações do consignado privado entre instituições financeiras, escolhendo as condições mais vantajosas, como juros reduzidos e prazos alongados. Até agora, a modalidade já liberou R$ 27,8 bilhões em crédito para quase 4 milhões de trabalhadores, com juros médios de 3,58% ao mês. Cerca de 60% das operações contemplam pessoas que recebem até quatro salários mínimos.

Como funciona

Ao acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, o trabalhador autoriza o compartilhamento de dados como CPF, tempo de empresa e margem consignável. Em até 24 horas, bancos enviam propostas, e o cliente escolhe a melhor opção. As parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento, podendo comprometer até 35% da renda mensal.

Passo a passo para portabilidade

  • Verificar se o banco de destino oferece o consignado CLT;
  • Solicitar a portabilidade no aplicativo ou site da instituição escolhida;
  • A partir de 21 de agosto, o pedido também poderá ser feito pelo aplicativo Carteira de Trabalho, com conclusão do processo até novembro;
  • A nova instituição quita a dívida anterior e assume o contrato com as condições negociadas.
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.