Cidades planejam dobrar transporte público com apoio do BNDES

Levantamento projeta expansão de 2,5 mil quilômetros em redes de transporte coletivo até 2054 em regiões metropolitanas brasileiras.

Fonte: CenárioMT

Cidades planejam dobrar transporte público com apoio do BNDES
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Um estudo do BNDES e do Ministério das Cidades indica que as redes de transporte público em 21 regiões metropolitanas do Brasil poderão crescer em 2,5 mil quilômetros até 2054, mais que dobrando a extensão atual de 2.007 quilômetros. A previsão inclui 323 km de linhas de metrô, 96 km de trens urbanos, 1.930 km de BRT, VLT ou monotrilho, e 157 km de corredores de ônibus.

Segundo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, os investimentos previstos são essenciais para impulsionar a produtividade e dinamizar a economia nas grandes cidades. Já o ministro das Cidades, Jader Filho, destacou que a meta é garantir um transporte coletivo mais eficiente e sustentável, reduzindo o tempo de deslocamento com conforto e segurança para a população.

[Continua depois da Publicidade]

Em um próximo estudo, o governo promete detalhar cerca de 200 projetos de média e alta capacidade, com estimativas de investimentos, custos, receitas e análises econômicas preliminares.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.