BNDES oferece crédito emergencial a empresas afetadas pelo tarifaço

O BNDES se prepara para fornecer até R$ 30 bilhões em crédito a empresas prejudicadas pelas tarifas dos Estados Unidos, segundo Mercadante.

Fonte: CenárioMT

BNDES oferece crédito emergencial a empresas afetadas pelo tarifaço
Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está pronto para fornecer crédito rápido e eficiente a empresas impactadas pelo tarifaço imposto pelos Estados Unidos, declarou o presidente da instituição, Aloizio Mercadante, nesta quinta-feira (21).

Segundo Mercadante, o programa de crédito emergencial será anunciado em breve: “Nós vamos entrar muito forte no apoio às empresas”.

[Continua depois da Publicidade]

O financiamento integra o Plano Brasil Soberano, que prevê medidas para socorrer empresas afetadas por tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos. O plano disponibilizará R$ 30 bilhões em crédito via Fundo de Garantia à Exportação, oferecido pelo BNDES e instituições financeiras autorizadas.

O programa foi anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 13, e Mercadante informou que o governo realiza ajustes finais antes do lançamento oficial das linhas de crédito. O objetivo é manter empregos e apoiar empresas na superação da adversidade, usando como referência o modelo aplicado no Rio Grande do Sul após enchentes históricas em 2024, que acelerou a aprovação de créditos seis vezes mais rápido.

[Continua depois da Publicidade]

No dia 6 de agosto, entrou em vigor a tarifa de 50% sobre parte das exportações brasileiras para os Estados Unidos, medida assinada pelo ex-presidente norte-americano Donald Trump em 30 de julho. A ação afeta 35,9% das mercadorias enviadas ao país, correspondendo a 4% das exportações brasileiras.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.