O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o apagão ocorrido na madrugada desta terça-feira (14) em todos os subsistemas do país foi provocado por uma falha na infraestrutura de transmissão, decorrente de um incêndio em uma subestação no Paraná.
Silveira ressaltou que o episódio não está relacionado à falta de energia. “É importante que a população entenda o que acontece neste momento. Não é falta de energia. É um problema na infraestrutura que transmite a energia”, explicou. O ministro comparou a situação aos apagões de 2001 e 2021, destacando que, diferentemente daqueles períodos, o país hoje possui ampla oferta energética.
Sistema reforçado
Durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o titular da pasta destacou que o sistema de transmissão nacional foi fortalecido com a contratação de cerca de 70 bilhões em novas linhas de transmissão.
“Estamos com obras em todo o Nordeste, levando energia para o Sudeste, nosso principal centro de carga. Também conectamos Manaus a Boa Vista, ampliando a segurança energética do país”, destacou o ministro.
Silveira classificou o apagão como um “episódio pontual” e elogiou a rápida resposta do Operador Nacional do Sistema (ONS), que, segundo ele, atuou de forma eficiente graças à modernização dos sistemas de controle.