18ª edição do Dia Livre de Impostos conscientiza sobre alta carga tributária no Brasil

Fonte: CenárioMT

Contador que trabalha com formulários de impostos - Fotos do Canva
Contador que trabalha com formulários de impostos - Fotos do Canva

Com o objetivo de conscientizar a população e o varejo sobre a alta carga tributária no Brasil, a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) promovem no dia 6 de junho a 18ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI).

José César da Costa, presidente da CNDL, destaca que o evento cresce a cada ano, mostrando a importância da ação para a conscientização da sociedade sobre a alta taxa tributária no Brasil. Ele ressalta que a reforma tributária é urgente e fundamental para a manutenção das empresas, geração de empregos e desenvolvimento econômico.

“Queremos mostrar para a população como as taxas são abusivas. O Dia Livre de Impostos cresce a cada ano e isso mostra a importância da ação para a conscientização de toda a sociedade a respeito da alta taxa tributária cobrada no Brasil”, afirma.

No Dia Livre de Impostos, lojistas participantes comercializam produtos e serviços sem repassar o valor da tributação aos clientes. Os descontos podem chegar a 70% do valor final do produto, abrangendo lojas de rua, shopping centers, restaurantes, prestadores de serviços e postos de gasolina.

Raphael Paganini, coordenador Nacional da CDL Jovem, reforça a importância da ação como forma de protesto e conscientização sobre a necessidade de uma reformulação urgente do sistema tributário do país.

“A nossa principal intenção é unir os consumidores e os lojistas em uma ação de conscientização e de protesto, para mostrar a insatisfação que temos com o sistema tributário do país que necessita de uma reformulação urgente”, reforça.

Mais de 100 mil lojas em 1.500 cidades participarão da ação, beneficiando mais de 2 milhões de consumidores. Criado em 2003 pela CDL Jovem, o DLI ocorre em todos os estados do país.

No Amapá, a ação inclui os shoppings Amapá Garden, Macapá Shopping Center e Villa Nova Shopping, oferecendo mil litros de gasolina com 37% de desconto. No Amazonas, participam shopping centers, lojas de rua, postos de gasolina, supermercados e restaurantes, oferecendo chopp, rodízio de sushi e produtos de pet shop sem imposto. No Distrito Federal, haverá postos de combustível com 10 mil litros de gasolina sem imposto, concessionárias com descontos em veículos, e redes de óticas e supermercados com produtos sem imposto. Em Goiás, Goiânia contará com dois postos e duas redes de óticas, enquanto Anápolis terá 5 mil litros de etanol vendidos sem imposto. Em Santa Catarina, 14 cidades participarão com 200 empresas aderindo ao DLI.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.